Notícias
Casa Dia ajuda drogados em Americana
Por Ana Carolina Prada - FAAP   1 de outubro de 2003
Americana, SP - Casa Dia é uma rede de instituições que dá assistência a alcoólatras e drogados de todas as faixas etárias, mas somente do sexo masculino. Existem 42 unidades espalhadas pelo Brasil, sendo que a matriz se localiza na cidade de Americana, interior de São Paulo.
Foi fundada há dez anos por Ribeiro, ex-viciado em drogas que se curou com o tratamento do já conhecido padre Aroldo. Ele se inspirou nas técnicas do próprio padre, mas com uma mudança que para Ribeiro é fundamental, os drogados permanecem na Casa Dia por vontade própria e não por obrigação. Todas as idéias e propostas aplicadas nas unidades partem de Ribeiro, diretor da matriz.O tratamento se baseia nos 12 passos. O drogado fica internado durante três meses, no mínimo, sendo cada mês uma etapa. Desintoxicação, trabalho de conscientização e a própria conscientização. A re-socialização começa no final do primeiro mês, quando o interno pode voltar para sua casa por um fim de semana, e a partir daí começa a ser possível uma visita por semana dos familiares à instituição.Os internos têm uma rotina a ser seguida. Todos acordam às seis horas da manhã e seguem a programação obrigatória até as oito horas da noite que inclui, ente outros itens, palestras sobre religiosidade e grupos de estudos. Com exceção de alguns internos que chegam muito drogados e precisam de um repouso, um período de três dias é suficiente.A Casa Dia provê lençol, toalha e até mesmo roupas, se for preciso, para os internos. Mas não existem funcionários para cuidar do local, tanto a limpeza da casa e das roupas quanto à comida para os internos, é tudo feito por eles mesmos. A idéia de Ribeiro é que os internos só se relacionem mesmo com pessoas que já tiveram problemas com as drogas, tanto é que todos os diretores das outras unidades são ex-internos da Casa Dia de Americana.A instituição se sustenta a partir de doações. As famílias de internos que podem ajudar dão quantias de dinheiro simbólicas por mês, e todas as unidades recebem doações de supermercados da cidade em que se localiza, e também as cestas básicas. A unidade de Limeira se destaca por ser a única que conseguiu apoio da prefeitura e recebe uma “pensão” todo mês.Telefone:(19)34053153
www.casadia.com.br
Foi fundada há dez anos por Ribeiro, ex-viciado em drogas que se curou com o tratamento do já conhecido padre Aroldo. Ele se inspirou nas técnicas do próprio padre, mas com uma mudança que para Ribeiro é fundamental, os drogados permanecem na Casa Dia por vontade própria e não por obrigação. Todas as idéias e propostas aplicadas nas unidades partem de Ribeiro, diretor da matriz.
Mesmo com ajuda as instituições passam sempre por algumas dificuldades, portanto ajudas com roupa, comida e trabalhos voluntários são sempre bem-vindos.
FENACAD-Federação das Casas Dias: Avenida Bandeirantes,600 - Americana
www.casadia.com.br