Notícias

Inclusão do Deficiente Visual na Educação e no Trabalho: 50 anos !

Por Comunicação REBRAF / DEGRAU   3 de outubro de 2003
Foto de FDN Selo dos Correios na comemoração do 50 anos da Inclusão do Deficiente Visual na Educação e Trabalho
Se ainda hoje encontramos deficiente visual recorrendo a mandato de segurança para fazer concurso ou tomar posse no serviço público, imaginemos como era a situação há 50 anos. Pois foi o que aconteceu com Da. Dorina Nowill, hoje um símbolo da luta do deficiente visual pelos direitos da cidadania. Foi a partir de pessoas como ela que os cegos começaram a ser incluídos na vida brasileira, para além da família e das instituições filantrópicas, não por piedade, mas por causa da sua competência, seu valor, e do diferencial qualitativo com que se distinguem no trabalho.

Na segunda-feira, dia 29/9, numa comovente cerimônia no Teatro João Caetano (São Paulo), na presença de Da. Dorina, foi lançado o carimbo comemorativo - pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - alusivo ao cinquentenário da inclusão do deficiente visual na educação e no trabalho. A presença de representantes dos governos federal, estadual e municipal, de muitas entidades do terceiro setor e um carinhoso público realçam o significado do acontecimento.

A festa foi abrilhantada com a participação da jovem cantora Ana Paula de Souza, de belíssima voz, e do tecladista Rodrigo Torres, ambos deficientes visuais - do Instituto Padre Chico, no bairro do Ipiranga (São Paulo) - e do coral de crianças da Associação Santa Terezinha (ver matéria mais abaixo), sob a regência do maestro Fernando Germarck.

À Da. Dorina Nowill, presidente da Mesa Diretora do Conselho Gestor da REBRAF, nossos parabéns por esta data significativa para o amadurecimento humano de nossa pátria.

Comentários dos Leitores