Notícias

Exemplos a serem seguidos

Por Consumidor Moderno    26 de outubro de 2001
Saúde Unilever Entre os projetos da multinacional está a Campanha de Higiene Bucal, promovida pelo creme dental Gessy Cristal, que já beneficiou cerca de dois milhões de pessoas de comunidades carentes da Região Nordeste com a distribuição de cremes e escovas e com apresentações que abordam a importância dos hábitos de higiene e de cuidar da saúde bucal.

Ainda na área de saúde, a margarina Becel promove cursos sobre os fatores de risco para a saúde cardiovascular, apóia o Dia Nacional do Combate ao Colesterol e a Semana do Coração, além de distribuir folhetos explicativos sobre problemas do coração em hospitais, associações, instituições e empresas.

Há ainda os Arrastões da Saúde, eventos que contam com a participação voluntária de funcionários. No último, realizado em São Paulo, foram distribuídos kits de prevenção à Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos Carteiro Amigo - Incentivo ao Aleitamento Materno é uma das iniciativas dos Correios que tem como objetivo levar à população brasileira informações que proporcionem melhoria na qualidade de vida, divulgadas por meio de distribuição de folhetos instrutivos pelos carteiros nas residências.

O projeto foi lançado no Ceará, em 1995, como fruto de parceria entre os Correios e a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Desde então, cerca de 100 mil residências foram visitadas, com excelentes resultados. O programa já foi estendido para todos os Estados do Nordeste e também para as regiões Norte e Centro-Oeste. Meio Ambiente Natura Cosméticos O desenvolvimento da linha de produtos Ekos, baseado na biodiversidade da flora brasileira, é um exemplo de que a empresa está gerando renda para a comunidade local de onde os produtos naturais são extraídos, segundo Elizabeth Pereira, da Natura.

Os ativos da linha provêm de áreas de cultivo e reservas extrativistas registradas no Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e para garantir que os insumos sejam extraídos de acordo com padrões social e ambientalmente corretos, a empresa formatou um programa de certificação de fornecedores que analisa, por exemplo, local de origem dos ativos, impacto ambiental e social e a implantação do plano de manejo. Segundo a empresa, os produtos da linha Natura Ekos são biodegradáveis, decompondo-se na natureza em até 28 dias. Belgo-Mineira Para incentivar a consciência ambiental, a empresa criou, em 1992, o Prêmio Belgo de Meio Ambiente, envolvendo estudantes, funcionários e suas famílias.

O prêmio é dividido em três categorias: Desenho, para crianças de primeira à quarta série, Redação, para os estudantes da quinta à oitava, e Indústria, para os funcionários. A categoria Indústria premia as melhorias no desempenho ambiental das unidades industriais das Empresas Belgo. Voluntariado IBM No início deste ano, a IBM implantou o projeto-piloto E-voluntários, de voluntariado virtual.

Com esse programa, os funcionários da IBM podem interagir com pesquisadores da Universidade de São Paulo, encarregados de avaliar o projeto, estudantes, professores e ONGs, utilizando qualquer browser. "A intenção não é acabar com o voluntariado presencial, mas possibilitar uma nova forma de voluntariado", afirmou Patrícia Menezes, gerente de relações comunitárias da empresa.

Educação Nestlé Um dos programas da Nestlé na área social é o Nutrir, de educação alimentar para crianças de cinco a 14 anos. Mais de 50% de seus funcionários doam R$1,00 por mês para o projeto, sem contar que cerca de 700 colaboradores participam do projeto como voluntários. A multinacional pretende expandir essa iniciativa, envolvendo seus parceiros no projeto.

Hewlett-Packard Um dos projetos em que a empresa está envolvida é a Associação Meninos do Morumbi, que busca, através da prática musical e de diversas outras atividades artísticas e culturais, uma forma de criar alternativas para reintegração de crianças e jovens expostos à delinqüência. O grupo já realizou inúmeras apresentações de música, canto e dança no Brasil e no exterior, com uma performance artística de alta qualidade. A HP equipou os Meninos do Morumbi com microcomputadores e impressoras, que são utilizados nos cursos de informática.

Além disso, a empresa também apóia o projeto através de patrocínio cultural para suas atividades. Profissionalização Nutrimental A Nutrimental participa de uma série de projetos. Entre eles o Preparação para o Trabalho, em parceria com a Fundação Dixtal e a Ação Comunitária do Brasil, que visa melhorar a qualidade de vida de jovens de 16 a 21 anos que residem nos bairros de Campo Limpo, Santo Amaro e Capela do Socorro, na região sul de São Paulo.

A empresa também participa junto à comunidade através de doações de produtos para creches, asilos e hospitais de Curitiba e região. Basf Com o objetivo de proporcionar profissionalização e educação aos adolescentes da comunidade, a empresa criou o Projeto Crescer, que já atendeu cerca de 400 adolescentes. O projeto é desenvolvido nas instalações da empresa em São Bernardo do Campo e em Guaratinguetá. Os participantes do Crescer são selecionados em instituições sociais.

Aprovados, recebem orientação vocacional, bolsa de estudos para o ensino médio profissionalizante e orientação para ingressos e permanência no mercado de trabalho. Cultura Petrobrás Distribuidora Entre as ações sociais da empresa está o apoio ao cinema nacional. Um dos investimentos no cinema brasileiro é o projeto Cinema BR em Movimento que circula por todo o País exibindo filmes nacionais nas universidades, comunidades carentes, escolas públicas, presídios e em municípios que não possuem salas de cinemas.

Mais de 100 mil pessoas já assistiram a essas sessões - um sucesso. Ainda nesta área, a empresa patrocina a Cinemateca Brasileira e o Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro. Essa iniciativa visa recuperar a memória do cinema nacional. Ações internas TAM Estar atento às ações sociais não significa fazê-lo apenas para a comunidade. Um exemplo de responsabilidade social dentro das empresas é dado pela TAM, que contrata pessoas com deficiência visual para assumir a supervisão do atendimento ao cliente.

Comentários dos Leitores