Notícias

Associação Santa Terezinha no 80º aniversário

Por Comunicação REBRAF / DEGRAU   3 de outubro de 2003
É uma entidade que existe como pessoa jurídica desde 25 de agosto de 1923. Mas sua origem remonta ao ano de 1914, quando Da. Margarida Galvão, jovem dinâmica e abnegada da sociedade paulistana, começou a dar assistência material e espiritual aos doentes de hanseníase (lepra). Era a época em que os enfermos eram compulsoriamente reclusos em asilos-colônias-leprosários. Foi graças a pessoas como Da. Margarida Galvão e entidades como esta que os portadores de hanseníase, seus familiares e sobretudo seus filhos deixaram de ser estigmatizados. Foi preciso muito trabalho para combater os preconceitos e melhorar o atendimento médico-hospitalar dos doentes.

A partir da década de 70 a entidade começou a ampliar seu leque de antendimento a outros portadores de moléstias transmissíveis: tuberculose, pênfigo, Aids etc. O raio de atuação da Associação ampliou-se ainda mais quando ficou sob a responsabilidade das Irmãs da Congregação Filhas de Nossa Senhora Stella Maris. A obra passou a ser dirigida pela Irmã Paolina Dominelli, mais conhecida como Irmã Lina, que lidera um eficiente e operoso corpo de voluntários, zelando pela continuidade de uma instituição que luta pela inclusão dos enfermos e pode ser apontada, mesmo passando por sérias dificuldades, como algo de muito bom e que enobrece a nossa sociedade.

Endereço da Associação Santa Terezinha: Av. Deputado Emílio Carlos, 1.235 - Carapicuiba - SP. Tel. (11) 4181-2585; 4181-2876.

Comentários dos Leitores