Notícias

Seminário abre as portas para iniciativas de diversas culturas

Por Comunicação REBRAF / DEGRAU   9 de outubro de 2003
O Senac São Paulo, em parceria com o Conselho Estadual Parlamentar (Conscre), realiza nesta sexta-feira, 10 de outubro, o seminário "Brasil das Diversidades Culturais". Um espaço aberto para o conhecimento do trabalho social de comunidades estrangeiras que vivem no Brasil, para a reflexão sobre a diversidade cultural e o terceiro setor.

Estarão no evento 22 representantes de comunidades de outros povos. "A cultura influencia na forma como atuamos na sociedade. Os empreendedores de culturas estrangeiras poderão expressar as diferentes maneiras de agir e obter êxito como participantes do terceiro setor. É também um modo de formar uma só massa crítica que pensa e atua na área social", explica Lourdes Alves de Souza, monitora de Educação Comunitária do Senac-SP.

A proposta do Seminário também é despertar uma reflexão sobre a ação desses agentes sociais. "Na hora em que a grande causa deixa de ser palavra e se transforma num rosto, como essas pessoas atuam no dia-a-dia? É preciso ter consciência de que ela deve fazer parte do nosso cotidiano", diz Roseli Fischmann, professora da Faculdade de Educação da Usp.

É a diversidade falando sobre as várias maneiras de se agir na sociedade para que possa atingir um grau mais alto de reflexão. "A grande luta do terceiro setor são as causas sociais. O maior desafio é fazer com que elas encontrem abrigo no âmago do ser humano. Mas essa é uma construção que se faz a cada dia. Por isso é muito importante que os grupos continuem se reunindo e discutindo o assunto ", acrescenta Roseli Fischmann.



Seminário "Brasil das Diversidades Culturais"

Data: 10/10/03

Local: Senac - R. Dr. Vila Nova, 228

Comentários dos Leitores