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Ethos e Sebrae juntos. Responsabilidade social para pequena e micro empresa
Por Comunicação REBRAF/DEGRAU   15 de outubro de 2003
Luiz Amorim abriu uma micro-empresa em 1994. O açougue T-Bone. O pequeno negócio, em pouco tempo e muito trabalho, se tornou referência em Brasília e no País. A fórmula do sucesso: responsabilidade social. Sinônimo de confiança e transparência.
A história de Luiz foi contada durante o lançamento do "Programa Ethos-Sebrae de Responsabilidade Social Empresarial para Micro e Pequenas Empresas", realizado nesta terça-feira, dia 14 de outubro, em São Paulo.
"Luiz era analfabeto, fez um curso de alfabetização de jovens e adultos que o levou a dimensões do conhecimento antes jamais sonhadas. A partir daí, ele começou a fazer a diferença e abriu o olhar para além da capacidade competitiva", conta Ricardo Young, presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos.
Aos poucos, o empresário engajado começou a levar os livros de casa para o açougue, colocando-os à disposição dos clientes. A iniciativa resultou em um sebo para a comunidade.
A fama então se projetou para o bairro e para a cidade e o negócio hoje é considerado o melhor de Brasília no ramo. "A empresa socialmente responsável se relaciona de forma transparente com os consumidores, parceiros e fornecedores, gerando confiança para todos. Na hora da crise, com certeza, ela não vai ser abandonada", diz Paulo Itacarambi, diretor executivo do Instituto Ethos.
Multiplicação
Com o objetivo de que as pequenas e micro empresas comecem a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, o Instituto Ethos e Sebrae lançaram duas publicações:
- O guia "Responsabilidade Social Empresarial para Micro e Pequenas Empresas - Passo a Passo" que esclarece as diretrizes básicas desse conceito tratando de temas como valorização dos funcionários, cuidados com o meio ambiente, incentivo às ações dos parceiros e fornecedores, proteção e respeito aos consumidores e comprometimento com o bem comum.
- A ferramenta de "Auto-Avaliação e Planejamento - Indicadores Ethos-Sebrae de Responsabilidade Social Empresarial para Micro e Pequenas Empresas" permite ao empresário fazer um diagnóstico de suas ações e visualizar como pode alcançar uma gestão responsável.
As instruções serão levadas pelo Sebrae, que está presente em 700 municípios no Brasil. "Nós pretendemos disseminar a semente da cooperação. Não vamos ficar só na micro empresa, mas procuraremos as grandes e médias para que todas juntas avancem cada vez mais", diz Luiz Carlos Barboza, diretor do Sebrae Nacional.
- Confira o site do açougue T-Bone, que tem até uma agenda cultural: www.t-bone.com.br.
Instituto Ethos : www.ethos.org.br
Sebrae: www.sebrae.com.br
A história de Luiz foi contada durante o lançamento do "Programa Ethos-Sebrae de Responsabilidade Social Empresarial para Micro e Pequenas Empresas", realizado nesta terça-feira, dia 14 de outubro, em São Paulo.
"Luiz era analfabeto, fez um curso de alfabetização de jovens e adultos que o levou a dimensões do conhecimento antes jamais sonhadas. A partir daí, ele começou a fazer a diferença e abriu o olhar para além da capacidade competitiva", conta Ricardo Young, presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos.
Aos poucos, o empresário engajado começou a levar os livros de casa para o açougue, colocando-os à disposição dos clientes. A iniciativa resultou em um sebo para a comunidade.
A fama então se projetou para o bairro e para a cidade e o negócio hoje é considerado o melhor de Brasília no ramo. "A empresa socialmente responsável se relaciona de forma transparente com os consumidores, parceiros e fornecedores, gerando confiança para todos. Na hora da crise, com certeza, ela não vai ser abandonada", diz Paulo Itacarambi, diretor executivo do Instituto Ethos.
Multiplicação
Com o objetivo de que as pequenas e micro empresas comecem a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, o Instituto Ethos e Sebrae lançaram duas publicações:
- O guia "Responsabilidade Social Empresarial para Micro e Pequenas Empresas - Passo a Passo" que esclarece as diretrizes básicas desse conceito tratando de temas como valorização dos funcionários, cuidados com o meio ambiente, incentivo às ações dos parceiros e fornecedores, proteção e respeito aos consumidores e comprometimento com o bem comum.
- A ferramenta de "Auto-Avaliação e Planejamento - Indicadores Ethos-Sebrae de Responsabilidade Social Empresarial para Micro e Pequenas Empresas" permite ao empresário fazer um diagnóstico de suas ações e visualizar como pode alcançar uma gestão responsável.
As instruções serão levadas pelo Sebrae, que está presente em 700 municípios no Brasil. "Nós pretendemos disseminar a semente da cooperação. Não vamos ficar só na micro empresa, mas procuraremos as grandes e médias para que todas juntas avancem cada vez mais", diz Luiz Carlos Barboza, diretor do Sebrae Nacional.
- Confira o site do açougue T-Bone, que tem até uma agenda cultural: www.t-bone.com.br.
Instituto Ethos : www.ethos.org.br
Sebrae: www.sebrae.com.br