Notícias

Aldeias garante lares de verdade para crianças e adolescentes

Por Comunicação REBRAF/DEGRAU   7 de novembro de 2003
Nos dias 21 e 22 de outubro, uma das entidades afiliadas à Rebraf, a Aldeias Infantis, realizou um grande evento: o I Congresso Internacional Sobre o Direito da Criança e do Adolescente à Convivência Familiar e Comunitária. Mais de 400 pessoas participaram entre autoridades, juízes e representantes de Ongs do Brasil e do mundo.

O trabalho da Associação Aldeias Infantis SOS está presente em 131 países e tem a preocupação de construir uma nova família para a criança e o jovem afastados dos pais biológicos. As aldeias são constituídas por 10 a 12 lares, onde uma mãe-social cuida de até nove pessoas.

O objetivo de organizar o Congresso foi propor um debate sobre os diversos temas que envolvem a questão da criança e do adolescente. Alguns dos assuntos discutidos foram: o problema dos abrigos, onde muitas vezes os jovens são esquecidos, à espera de uma nova família; novas formas alternativas de abrigo, como as aldeias; o Estatuto da Criança e do Adolescente; a necessidade de que o laço com a família biológica não seja cortado, entre outros.

No final do Encontro, representantes da Entidade formularam um documento, cuja intenção é de que seja levado ao governo, com propostas de políticas eficazes que assegurem à criança e ao adolescente a garantia de seus direitos.



Endereço da Aldeias Infantis SOS Brasil: Rua José Antonio Coelho, 400

Tel. 5574-8199

Fax: 5579-9551

Cep.04011-061 - São Paulo - SP

Site: www.aldeiasinfantis.org.br

Comentários dos Leitores