Notícias

Anchieta: a multiplicação das casas

Por Paula Cunha / Diário do Comércio   20 de novembro de 2003
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Congregação dos Jesuítas e o Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã (Inbrac) iniciaram um projeto para obter junto ao Vaticano a canonização do Padre José de Anchieta, fundador da cidade de São Paulo. As entidades estão aliando esta causa a uma iniciativa de caráter social, com o apoio dos governos federal, estadual e municipal. O objetivo é construir e doar casas para famílias carentes em todo o País, uma em cada um dos 5.561 municípios brasileiros.

De acordo com João Monteiro de Barros Filho, diretor da Rede Vida de Televisão, colaboradora do projeto, está sendo elaborado um relatório a cada unidade construída. Estes documentos serão enviados ao Vaticano com o objetivo de provar que a iniciativa é um milagre alcançado com a ajuda do Padre Anchieta.

Já foram entregues cinco residências equipadas e mobiliadas, três nas cidades paulistas de Guaíra, Novo Horizonte e Barretos, uma no município mineiro de Frutal e outra em Miracema, em Tocantins. Elas são doadas a famílias comprovadamente carentes, que são escolhidas por membros do movimento. Os pais devem assumir o compromisso de colocar seus filhos na escola e são ajudados nesta tarefa e também a obter emprego. A propriedade da casa é das crianças e aos pais é concedido o usufruto do imóvel.

Cada uma tem 50 metros quadrados de área construída (veja quadro). Todo o trabalho de arrecadação de material e da construção de cada unidade é comunitário.

O sucesso da iniciativa dependerá da colaboração tanto das entidades envolvidas na sua implementação, incluindo-se as autoridades governamentais, quanto da dos fiéis católicos interessados no processo de canonização. Este tem chances de sucesso, pois a beatificação, que é uma das précondições, já foi obtida.

Comentários dos Leitores