Notícias

Equipando jovens carentes

Por Diário do Comércio   20 de novembro de 2003
O projeto “Nadando com Gustavo Borges”, escola de natação direcionada aos menores carentes de Ituverava, cidade do interior paulista onde nasceu o nadador campeão, ganhou um importante parceiro, a Speedo.

Através da parceria, 40 atletas do projeto do nadador receberam: touca de silicone, óculos, pranchas, maiôs, sungas, shorts, toalhas esportivas, palmares e protetores de ouvido.

Idealizado por Gustavo Borges e realizado em parceria com a Prefeitura de Ituverava, o projeto completou, em 2004, quatro anos. As aulas acontecem nas piscinas da Competir Academia de Esportes e são freqüentadas por alunos dos Núcleos Socioeducativos do Projeto Recriança e de escolas municipais dos bairros carentes da cidade. Para participar, as crianças e jovens têm de comprovar freqüência na escola e ter boas notas.

Segundo o atleta, que já disputou três Olimpíadas e quatro Pans, mais que revelar novos talentos, a proposta do projeto é acompanhar os participantes na piscina e na escola, além de desenvolver a cidadania nos jovens. "O esporte pode ajudar, como me ajudou, na vida profissional de cada um. Não sei se desses jovens vai sair um campeão, mas o meu compromisso é com a sociedade, dando aos nadadores uma perspectiva positiva do futuro", diz Gustavo Borges.

Comentários dos Leitores