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Programa Crescer vai financiar projetos de até R$ 100 mil voltados para a redução da mortalidade infantil

Por Setor 3   21 de novembro de 2003
A Pepsico do Brasil, empresa da área alimentícia que possui as marcas Elma Chips, Toddy, Toddynho, Quaker e Coqueiro, acaba de lançar o "Programa Crescer". A iniciativa pretende investir R$ 700 mil por ano em projetos sociais voltados para o aumento da expectativa de vida de crianças. Para concorrer ao financiamento, as organizações devem desenvolver ações na área alimentar, com a intenção de reduzir a desnutrição e a mortalidade infantil e promover a melhoria de qualidade de vida dessas comunidades. As ONGs interessadas devem se inscrever até o dia 28 de novembro. Podem participar da seleção pequenos, médios e grandes projetos com orçamento que não ultrapassem valores superiores de R$ 100 mil.

O "Programa Crescer" vai aceitar propostas com os seguintes focos: educação alimentar e nutricional; estímulo à produção de alimentos para consumo próprio; fomento à formação de hortas comunitárias; cuidados de higiene com alimentos e utensílios; apoio a escolas de nutrição e organismos de pesquisa; incentivo e oferecimento de suporte à implantação de bancos de alimentos; formação de grupos de voluntários; formação de vigilantes nutricionais; educação para a saúde; saúde reprodutiva; assistência ao pré-natal, ao parto e ao puerpério; aleitamento materno exclusivo; cuidados de higiene pessoal e doméstica, cuidados com água, lixo e esgotos e prevenção de doenças infecto-contagiosas.

Os projetos concorrentes não precisam ter obrigatoriamente um período de duração, mas o investimento da Pepsico será garantido por até quatro anos. A avaliação será feita por uma Comissão Técnica que vai analisar diversos critérios como utilização do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano); relevância; impacto social; possibilidade de ações com voluntariado empresarial; sustentabilidade e viabilidade econômica; extensão a outras comunidades ou grupos sociais, entre outros. As propostas que tenham a participação de órgãos governamentais no âmbito dos municípios terão prioridade nesta etapa do concurso.

De acordo com Andrea Álvares, diretora de Marketing da empresa, serão priorizadas as atividades em sub-regiões com maior escassez de recursos, além de projetos pioneiros e que tenham sinergia com outros programas. "As áreas de maior carência são normalmente as regiões Norte e Nordeste, mas queremos investir em ações em todo o Brasil, pois as regiões de periferia sempre apresentam necessidades", aponta.

A Pepsico irá acompanhar de perto o desenvolvimento dos projetos por meio de visitas e solicitação de relatórios regulares. Andrea ressalta ainda que uma equipe especializada irá verificar, ao longo dos quatro anos, se houve modificação do IDH nos locais onde as ações estão sendo desenvolvidas. Os recursos serão repassados para as organizações em parcelas, liberadas de acordo com a comprovação de resultados parciais.



Como Participar

As organizações interessadas podem fazer a inscrição pela internet (www.pepsicocrescer.com.br), na seção Formulários de inscrição, ou enviar o formulário para o endereço: Programa Crescer (avenida Cupecê, 3437 - Cjto, 1 - São Paulo - SP, Cep: 04365-001). A seleção dos projetos será realizada de 1 a 19 de dezembro, e os vencedores serão apresentados até o dia 30 de janeiro de 2004.

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