Notícias

Associações Comerciais do ABC difundem Degrau

Por Diário do Comércio   27 de novembro de 2003
"Estamos fabricando bandidos em escala, com competência extraordinária", afirmou Guilherme Afif Domingos, presidente da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), ao defender a importância do Movimento Degrau, durante encontro realizado no último dia 24, na Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo), com representantes das sete associações comerciais e industriais do Grande ABC.

O Degrau tem como principal objetivo abrir oportunidades no mercado de trabalho para jovens e adolescentes e, ao mesmo tempo, oferecer a eles estudo profissionalizante na área de atuação escolhida.

Como resultado do encontro, Ivan Carlos Cavassani, vice-presidente da Facesp para a Região Metropolitana do ABC, sugeriu um pacto entre as associações para que o projeto se torne uma realidade na região, em janeiro de 2004. "Proponho um pacto entre as associações aqui presentes para tornar o Movimento Degrau um referencial no Grande ABC".

Economia- Além do Degrau, Afif discursou sobre a atual situação econômica do Brasil, cujas altas taxas de juros impedem um maior consumo e o crescimento econômico do País. "O consumidor perdeu 20% de sua renda com o aumento de impostos, juros e tarifas públicas e, com isso, ele vai gastar menos no Natal. Além disso, ele aprendeu com as crises e vai preservar seus recursos para limpar o nome e/ou acertar sua vida, ou seja, guardar o dinheiro para pagar o IPVA e o IPTU, em janeiro, e a matrícula escolar dos filhos, em fevereiro", afirmou.

Para Afif existem, no entanto, alternativas para evitar quedas nas vendas. Uma é a criação de novas linhas de crédito para o consumidor, com taxas de juros reais mais baixas. Outras são as promoções e liquidações. "O comércio vai ter de entrar liquidando em dezembro, acabou a história de fazer estoque para o Natal e liquidar em janeiro", disse

Comentários dos Leitores