Notícias

Motoristas têm médico e oftalmologista a domicílio. Na estrada

Por Paula Cunha / Diário do Comércio   11 de dezembro de 2003
Foto de Divulgação A equipe médica e o caminhão adaptado ao projeto percorrem as estradas do País atendendo motoristas
Levar assistência médica e oftalmológica, além de orientações gerais sobre saúde aos motoristas de caminhão. Este é o objetivo da Goodyear, fabricante de pneus, que lançou no final da semana passada o projeto Caminhoneiro Nota 10.

Um caminhão foi adaptado para abrigar uma equipe médica e está em funcionamento desde o dia 5 deste mês no Posto Graal, localizado no quilômetro 29 da rodovia Castelo Branco. O objetivo é atender 500 pessoas semanalmente.

Para atingir a meta, o consultório móvel será instalado em locais de fácil visualização e com grande movimento deste tipo de veículo. Centros de distribuição de cargas e equipamentos, pátios de triagem instalados em portos e feiras ou exposições regionais serão os principais pontos de atendimento.

A Goodyear não divulga a verba investida no projeto, mas ressalta que a iniciativa nasceu da constatação de que tem um papel a desempenhar no campo da responsabilidade social e resolveu utilizar a estrutura de que dispõe para adaptar os caminhões e montar uma equipe de médicos e oftalmologistas, além de técnicos que fornecem orientações sobre instalação e conservação de pneus.

O diretor de assuntos corporativos da empresa, Luís Carlos Martins, explica que o projeto faz parte de um plano da empresa para estimular o voluntariado de uma maneira geral na comunidade, já que a direção da Goodyear foi estimulada a dar este passo por seus próprios funcionários que, de alguma forma, já faziam parte de grupos que atuam em outras atividades de caráter social.

Números – Segundo ele, o trabalho de adaptação dos caminhões começou no início deste ano e foi concluído no começo de outubro. Martins explica que neste estágio do plano, a equipe médica já constatou que, dos 1,5 mil motoristas atendidos, 80% deles apresentavam algum problema médico ou oftalmológico.

Segundo a equipe, o número de casos de catarata e de pressão arterial acima do nível normal é bastante alto e um trabalho de orientação e encaminhamento a hospitais está sendo desenvolvido. "Orientamos e encaminhamos os motoristas a hospitais e centros de saúde", diz Guilherme Junqueira, gerente de serviços de frota da Goodyear.

Diante deste quadro, a empresa pretende ampliar o projeto com o objetivo não só de diminuir os acidentes nas estradas, mas também de oferecer orientações médicas e técnicas, como manuntenção dos pneus e do veículo em geral.

Programação – Até o final do ano, o projeto Caminhoneiro Nota 10 já tem programação definida. O caminhão irá aos municípios paulistas de Guarulhos, Lavrinhas, Embu, Limeira, Barueri, Avaré e Pardinho. Barra Mansa, no Rio de Janeiro, também foi incluída. Em Minas, será a vez de Juiz de Fora e Estiva. No Paraná, Foz do Iguaçu e Cascavel.

Comentários dos Leitores