Notícias

Instituição que combate a fome recebe o ISO 9001

Por Diário do Comércio   11 de dezembro de 2003
Foto de Divulgação As teorias da Ten Yad são colocadas em prática no dia-a-dia: voluntária entrega mais uma cesta com alimentos a uma pessoa que procura a instituição
A instituição beneficente Ten Yad atua no combate à fome e à miséria há 12 anos no Estado de São Paulo e é uma das primeiras instituições beneficentes do País a receber um certificado de qualidade ISO 9001. Por isso, foi incluída nos números divulgados recentemente pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e a Alimentação), que indicam que o número de habitantes brasileiros que passam fome caiu de 12% para 9% entre os anos de 1990 e 2001.

De acordo com a instituição internacional, o Brasil foi um dos 19 países bem-sucedidos na batalha contra a fome. O documento apontou que, em todo o mundo, o total de famintos cresceu , atingindo índice próximo a 850 milhões.

Os estudos da OMS apontam que para que uma pessoa fique bem alimentada são necessárias 1.950 calorias diárias. O Brasil produz, anualmente, alimentos suficientes para proporcionar 2.950 calorias diárias a toda população.

"Procuramos construir projetos de intervenção social que se apresentam adequados ao momento político, social e econômico da comunidade. E foi exatamente nessa direção que o Ten Yad chegou a este significativo resultado, que foi a obtenção do certificado ISO 9001", fala a coordenadora geral do Ten Yad, Therezinha Davidovich.

Normatização – Essa certificação é resultado de um importante trabalho que inclui a normatização de todas as atividades desde o recebimento dos produtos, fases de pré-preparo e preparo, distribuição das refeições para as pessoas necessitadas do Refeitório Comunitário Eshel Menachem e acondicionamento e entrega das refeições para os Usuários do Programa Refeições Sobre Rodas.

Envolveu também o treinamento de todos os funcionários e voluntários provendo-os de competências necessárias para atender aos requisitos da norma ISO 9001 e requisitos da portaria CVS-6 do Centro de Vigilância Sanitária.

Para o presidente do Ten Yad, Moisés Nigri, a instituição representa um referencial de Assistência Social, especialmente no combate à fome. "Objetivamos eliminar a fome há 12 anos, e com nove projetos temos obtido os resultados almejados. A certificação nos dá a certeza que estamos com a qualidade de atendimento desejável ", completa.

Voluntários – A entidade conta com 300 voluntários treinados e capacitados, além de empresas privadas, da Prefeitura de São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo e de pessoas físicas. Atende diariamente mais de 1.700 pessoas, oferecendo meio milhão de refeições quentes por ano.

Segundo seus organizadores, a instituição mantém a filosofia de respeito à dignidade de todas as pessoas que a procuram diariamente.

Comentários dos Leitores