Notícias

Líbia receberá bandeiras corretas

Por Teresinha Matos / Diário do Comércio   11 de dezembro de 2003
A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) estão enviando hoje uma carta e cinco kits com bandeiras brasileiras e CDs com os hinos pátrios oficiais para a Embaixada da Líbia, em Brasília.

A carta assinada pelo presidente das duas entidades, Guilherme Afif Domingos, se desculpa com o governo líbio e lamenta o constrangimento de ver a bandeira brasileira hasteada no palácio presidencial Bab-Aziziya, em Trípoli, com a inscrição Ordem e Progresso grafada a mão e de forma incorreta ("Ordem Rogresso") (veja foto).

Fato corriqueiro – Esta não é a primeira vez que a Bandeira Nacional é exibida ao mundo de maneira totalmente diversa dos padrões definidos em Lei. Na abertura dos Jogos Panamericanos, em Santo Domingo, o modelo fornecido e conduzido pela delegação brasileira só tinha um dos lados e era menor do que a definida pelos padrões oficiais. O Hino Nacional também foi executado errado em diversas cerimônias dos jogos, causando vários constrangimentos.

Civismo – Preocupada em aprimorar os valores cívicos, Facesp, ACSP, Rede Brasileira de Entidades Assistenciais Filantrópicas (Rebraf) e o Exército Brasileiro, apoiada por várias entidades, lançou em setembro último uma campanha em nível nacional para doar 10 mil bandeiras e CDs com os hinos.

Esses kits estão sendo distribuídos em escolas e instituições educacionais de todo o País. O objetivo: ensinar jovens e adolescentes o amor à Pátria, por meio do conhecimento e respeito aos símbolos nacionais como a Bandeira e o Hino Nacional.

"Vamos colocar uma bandeira em cada escola". Esse é o slogan do Programa de Propagação de Valores Cívicos, que continua a todo vapor. Para participar doando um kit basta contribuir com R$ 40,00. O pagamento pode ser feito por boleto bancário na rede Bradesco.

Contribuições – Segundo a coordenadora da campanha, Marisa Negri, milhares de pessoas físicas, empresas e entidades já contribuiram. No dia 14 de novembro passado, durante cerimônia em homenagem à Bandeira Nacional, na sede do 2º Exército, teve início a distribuição dos kits às escolas.

As pessoas interessadas em participar da campanha podem obter informações no 0800-770-1911 ou nos seguintes endereços eletrônicos: www.acsp.com.br, www.degrau.org.br e www.terceirosetor.org.br .

Comentários dos Leitores