Notícias

O Bê-A-Bá dos direitos do Cidadão

Por Comunicação Rebraf/Degrau   15 de dezembro de 2003
Foto de Divulgação Os deveres e direitos na Internet
Jovens prontos para atuar na sociedade e cheios de vontade de exercer a cidadania. A organização Be-A-Bá do Cidadão nasceu da inquietude de recém-formados da Faculdade de Direito da Puc e da Universidade de São Paulo que se uniram para levar o conhecimento das leis a escolas e comunidades de bairros.

“O nosso impulso foi a vontade de desburocratizar a linguagem e democratizar o Código de Direito”, diz Cynthia de Lima Krahenbuhl, advogada e única das fundadoras que permanece no grupo até hoje. “A nossa preocupação é fazer com que a sociedade conheça alguns de seus direitos básicos e fundamentais de forma agradável e descomplicada”, completa.

Tudo começou com a elaboração de cartilhas divertidas e descontraídas sobre os Direitos do Consumidor. Depois, os alunos das escolas públicas pediram mais. A organização atendeu ao pedido e criou as cartilhas Como Tirar Seus Documentos e Direito Ambiental informando sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Hoje, o grupo já é bem mais diversificado do que no princípio. Entre os 23 voluntários estão de estudantes de Direito, Psicologia e Relações Internacionais. “As portas estão abertas à comunidade e a profissionais e estudantes de todas as áreas. Como falamos sobre vários assuntos, sempre voltados para o exercício da cidadania, seria ótimo termos conosco, por exemplo, durante uma apresentação sobre a importância da Reciclagem, um especialista da área”, explica Cynthia.

Para o próximo ano, o grupo prepara uma intervenção mais duradoura nas escolas, com encontros semanais, a fim de tornar habitual o debate sobre os direitos e deveres do cidadão.

As cartilhas e todas as outras informações sobre o Bê-A-Bá do Cidadão estão disponíveis no site lançado este ano: www.beaba.org

Comentários dos Leitores