Notícias

Exército leva bandeiras doadas pela REBRAF e ACSP a todo território do Brasil

Por Teresinha Matos / Diário do Comércio   14 de janeiro de 2004
Foto de Centro de Comunicação Social do Exército As novas bandeiras foram hasteadas nos mais distantes pontos do território nacional, em escolas e também em postos do Exército Brasileiro
De Norte a Sul bandeiras brasileiras tremulam vibrantes e novas em folha em escolas e instituições educacionais de todo o País. Esse é o resultado da campanha de Propagação de Valores Cívicos, lançada em setembro do ano passado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rede Brasileira de Entidades Assistenciais Filantrópicas (Rebraf) e Exército Brasileiro.

A campanha, apoiada por dezenas de entidades, doou 10 mil bandeiras e 10 mil CDs com os principais hinos pátrios. O objetivo do movimento é aprimorar os valores cívicos. Como? Ensinando jovens e crianças o amor à Pátria, por intermédio do conhecimento maior dos hinos brasileiros e da Bandeira Nacional.

O ponto alto da campanha, que ainda continua, foi no dia 14 de novembro passado, quando em cerimônia oficial realizada no quartel general do Segundo Exército estudantes, militares, autoridades civis e militares e o povo paulista homenagearam a Bandeira Nacional. Nessa ocasião, os primeiros CDs e bandeiras foram entregues a escolas das redes municipal, estadual e privada. Depois da festa, o Exército Brasileiro prosseguiu distribuindo as bandeiras por todo o País.

Expandido limites – Esse esforço dessas entidades para incentivar o amor à Bandeira tem ultrapassado os limites do território brasileiro. A idéia é que a Bandeira Nacional seja exibida de forma correta em qualquer rincão do mundo.

Recentemente, a ACSP, Facesp e Rebraf enviaram cinco kits com bandeiras e CDs à Embaixada da Líbia. Por quê? É que na visita do presidente Lula àquele país foi hasteado um pavilhão nacional com a inscrição Ordem e Progresso grafada a mão e de forma incorreta.

Em outras ocasiões, como nos Jogos Panamericanos, em Santo Domingo, a bandeira conduzida pela delegação brasileira estava fora dos padrões oficiais. O Hino Nacional também foi executado erradamente em diversas cerimônias dos jogos, causando constrangimentos. Conhecendo e amando mais os símbolos nacionais, brasileiros em geral poderão evitar esses transtornos.

Adesão – Ainda é possível participar da campanha "Vamos colocar uma bandeira em cada escola". Basta que o interessado contribua com R$ 40, valor equivalente à doação de um kit, composto de bandeira e CD com os hinos pátrios.

O pagamento pode ser feito por meio de boleto bancário no Banco Bradesco. Os participantes recebem em casa um CD que contém o Hino Nacional, o Hino à Bandeira e o Hino da Independência, entre outros. Mais informações podem ser obtidas nos sites www.acsp. com.br ; www.degrau.org.br e www.terceirosetor.org.br ou ainda pelo telefone 0800-770-1911.

Comentários dos Leitores