Notícias

Museu da Laranja vai dar apoio a produtor em Araraquara

Por André Alves    15 de janeiro de 2004
A cidade de Araraquara, no interior paulista, será sede do Museu Brasileiro da Citricultura (CitruScientia), popularmente designado "Museu da Laranja". Com previsão de início das obras para o mês de março, o museu oferecerá ao público todos os instrumentos necessários à pesquisa, estudos e outras atividades que visam o desenvolvimento sustentado do setor e do País.

Já oficialmente criado como Organização Não-Governamental, o projeto está passando por aprovação no Ministério da Cultura, com o objetivo de receber os benefícios da lei de incentivo à cultura, conhecida como a "Lei Roaunet".

Escolha fácil - A laranja, especialidade adotada pelo CitruScientia, não foi uma escolha ocasional. O Brasil é o maior produtor mundial da fruta. Ela representa um setor de ponta da agroindústria nacional, além de atuar com a melhor tecnologia e logística de transporte existente em todo o mundo.

De acordo com dados da Secretaria do Comércio Exterior, as exportações de suco concentrado de laranja da safra 2002/2003, período que abrange os meses de julho de 2002 a junho de 2003, foram de aproximadamente 1,77 milhão de tonelada. As exportações de laranja "in natura" foram de mais de 3,40 milhões de caixas com 40,8 quilos cada.

Lucro para a cidade - O museu, quando pronto, deverá gerar receitas à cidade e à região, além de atrair turistas e criar empregos diretos e indiretos. Segundo o diretor executivo do Instituto Uniemp, Cesar Ciacco, a cidade escolhida para a sede do museu é estratégica. "Araraquara tem uma economia forte, está em uma região rica na citricultura, além de localizar-se no centro do Estado", diz.

Sendo uma iniciativa da Associação Brasileira dos Exportadores de Cítricos (Abecitrus), e do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), está sendo viabilizada por meio da parceria com o Instituto Uniemp - Fórum Permanente das Relações Universidade Empresa. Os recursos serão obtidos junto aos empresários do setor citrícola, incorporando todos os integrantes da cadeia produtiva.

O CitruScientia já elegeu um conselho, formado por empresários e pesquisadores do setor, para dar andamento às ações que fazem parte do projeto. O presidente da organização é Ademerval Garcia, que preside a Abecitrus e o Fundecitrus e o vice-presidente é Dimas Ferreira, gerente geral da FMC Food Tech.

A diretoria conta com o trabalho do gerente-administrativo do Fundecitrus, Antonio Augusto Dias, e do diretor da Esalq - Escola Superior de Agronomia "Luís de Queiroz" - José Roberto Postali Parra.

Sede provisória - O museu terá sua sede provisória nas instalações do Fundecitrus. Posteriormente, quando concluído, se localizará ao lado do pavilhão da Feira Agro Comercial e Industrial da Região de Araraquara (Facira), em um terreno de 14 mil metros quadrados doado pela prefeitura da cidade. Ainda não há previsão para o término das obras.

A Associação Brasileira dos Exportadores de Cítricos representa o setor produtor e exportador de suco concentrado de laranja do Brasil. Somente no Estado de São Paulo, responsável por 98% da produção nacional de suco, a Abecitrus congrega 10 indústrias e 29 mil propriedades rurais.

Trabalho infantil - A Associação vem apoiando a erradicação do trabalho infantil no setor cítrico e tem promovido junto com suas empresas associadas uma série de ações sociais que visam, principalmente, melhorar a qualidade de vida das crianças que estão em idade escolar.

Comentários dos Leitores