Notícias

Pacto pela juventude: Congresso de Municípios foca nos aprendizes

Por Tereseinha Mattos / Diário do Comércio   10 de março de 2004
Um pacto pela juventude, do Movimento Degrau, será assinado no próximo dia 27 de março, às 10h15, no encerramento do 48º Congresso Estadual de Municípios, evento promovido pela Associação Paulista de Municípios e programado para o período 22 a 27 próximos, no Art Convention Center, em Campos de Jordão.

A expectativa dos organizadores do encontro é receber centenas de prefeitos dos municípios paulistas, o governador do Estado, Geraldo Alckmin, e o presidente da República, Luíz Inácio Lula da Silva, entre outras autoridades.

O objetivo do pacto: um comprometimento dos municípios com a geração de oportunidade de trabalho para jovens aprendizes de 14 a 18 incompletos, disse o presidente da Rebraf, Rogério Amato. O movimento Degrau foi criado em março de 2002 pela Rede Brasileira de Entidades Assistenciais Filantrópicas (Rebraf), Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e tem o apoio da Associação Paulista de Municípios, que representa 800 cidades, das 400 Associações Comerciais do Estado de São Paulo e do Sebrae-SP, entre outras entidades.

O presidente da Rebraf, Rogério Amato, e o presidente da Facesp e da ACSP, Guilherme Afif Domingos, apresentarão aos prefeitos o programa Degrau, antes da assinatura do pacto. A Rebraf e o Degrau estarão ainda com um estande na exposição de produtos, serviços e tecnologias, paralela ao Congresso.

Cidades em debate – Nos quatro dias do congresso, prefeitos e autoridades estaduais e federais discutirão temas como meio ambiente, reforma tributária e da previdência e os reflexos nos municípios. O agronegócio tem um destaque especial na palestra do secretário de estado da Agricultura e Abastecimento, Antonio Duarte Nogueira Júnior, que vai falar de sua importância no dia 23, às 14h30.

O tema "Guardas Municipais e o Estatuto do Desarmamento" será debatido no dia 24, a partir das 9h30, pelo secretário de estado da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, pelo secretário municipal de Cooperação à Segurança e Defesa do Cidadão do Município de Valinhos, tenente coronel Antonio Fernando Galasso e pelo secretário dos Negócios Jurídicos de Indaiatuba, Samir Maurício Andrade e a coordenação a cargo do prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira Lopes Cruz. "Desafios na Geração do Emprego" será apresentado pelo secretário de estado do Emprego e Relações do Trabalho, Francisco Prado de Oliveira Ribeiro, no dia 25, às 12h30.

O secretário de estado de Economia e Planejamento, Andrea Calabi, apresentará o painel "O PPP - Parceria Público Privado, como ferramenta coletiva do desenvolvimento". A abertura solene do congresso será no dia 22, às 19h00, e contará com a presença do presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, deputado Sidney Beraldo, com o vice-governador, Cláudio Lembo, e com o presidente da Associação Paulista de Municípios e prefeito de Osasco, Celso Giglio. ( TM )

Mais informações sobre o congresso podem ser obtidas no site www.apaulista.org.br

Comentários dos Leitores