Notícias

Investindo na juventude

Por Geraldo Alckmin   18 de março de 2004
Não há nada que me agrade mais que o convívio com a juventude. Ainda estudante, para ajudar a custear meus estudos na faculdade de Medicina, fui professor de cursinho pré-vestibular. Durante anos, convivi diariamente com jovens que concluíam o segundo grau e buscavam um lugar na universidade. Compartilhei com eles as angústias dos estudos e as alegrias pelas etapas vencidas. No fim, como eu também era jovem, aprendi com eles mais do que ensinei.

Ao procurar respostas às indagações de meus alunos –que iam bem além das matérias que eu lecionava–, acabei tomando consciência dos problemas que nos cercam e aprendi uma lição fundamental. A lição de que, para realizar a sadia ambição que todo jovem tem de construir um futuro melhor para si, é preciso também construir um futuro melhor para a nossa cidade, para o nosso Estado e o nosso País. Foi este sentimento que me impulsionou para a vida pública, que me fez procurar soluções para os problemas da coletividade.

A vida pública tem me dado a satisfação de realizar alguma coisa nesse sentido. Mas ainda há muito mais a ser feito. A busca de um Brasil melhor é uma luta que não tem fim. Quanto mais se consegue fazer para melhorar algum aspecto da vida do nosso povo, mais se agigantam as tarefas e metas que ainda há por cumprir. E em um país jovem como o Brasil, onde todo ano chegam ao mercado 1,5 milhão de jovens precisando de postos de trabalho, é preciso que a economia tenha um crescimento forte para abrir esses postos. Esse é o nosso esforço em São Paulo.

Neste sentido, estamos ampliando as escolas profissionalizantes. Temos 115 mil alunos no centro Paula Souza, que é o maior da América do Sul em qualificação profissional e em ensino técnico profissionalizante. Estamos ampliando esse ciclo de educação para o trabalho. Criamos até um programa chamado "Programa Profissão" com o jovem que sai do terceiro ano do ensino médio. Estamos investindo R$ 50 milhões neste programa para que o jovem, terminando o ensino médio, se não se encaminhar para a faculdade, tenha uma profissão e consiga um bom emprego. Estamos ampliando também as faculdades de tecnologia, com cursos de três anos.

A zona leste da capital, por exemplo, apresenta uma população de mais de 4 milhões de pessoas, é mais populosa que o Uruguai, e até recentemente não tinha uma faculdade pública gratuita. Agora, já há uma Fatec funcionando lá, na linha da vocação regional de educação para o trabalho. Em Rio Preto, estamos instalando a Fatec para a indústria e o setor do agronegócio. A escola será voltada à vocação regional. Estamos trabalhando na ampliação dos campi universitários da USP, Unesp e Unicamp. Investimos R$ 50 milhões além do que a lei determina para ampliar mais rapidamente os novos campi da universidade pública e gratuita, no Vale do Ribeira, em Registro, em Rosana, no Pontal do Paranapanema, na região sudoeste do Estado. Enfim, nas regiões onde a economia é mais deprimida e precisa haver um estímulo maior e voltado sempre à vocação regional.

Do mesmo modo, percebemos prontamente em São Paulo a necessidade de um órgão voltado para a implementação de políticas públicas para a juventude e esporte. Por isto, criamos a Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, que tem como principal finalidade equacionar novos projetos que envolvam os jovens, além de potencializar os já existentes. Dessa forma, a juventude foi associada ao esporte, por ser este um instrumento indispensável no processo de construção de cidadãos. No hall de entrada do prédio da Secretaria da Juventude, que fica na região central da Capital, instalamos, em janeiro deste ano, o Infocentro Espaço da Juventude, mais uma unidade comunitária de acesso gratuito à internet. O espaço atende mais de vinte mil pessoas por mês e vai ajudá-las a entrar no mundo da informática, contribuindo para sua empregabilidade.

Em suma, o Governo do Estado está fazendo todo o esforço no sentido de investir na juventude. Com a generosidade e o entusiasmo que caracterizam nossos jovens, este apoio certamente vai reverter em grandes benefícios para a comunidade como um todo.

Geraldo Alckmin é governador de São Paulo.

Comentários dos Leitores