Notícias

PRÊMIO BALANÇO SOCIAL ABRE INSCRIÇÕES PARA 3.a EDIÇÃO

Por Divulgação   11 de maio de 2004
Iniciativa reconhece excelência de relatórios de responsabilidade corporativa e  fortalece ação das entidades realizadoras – Aberje, Apimec, Ethos, Fides e Ibase

O caminho ainda é longo, mas cresce a tomada de consciência das empresas quanto à necessidade e à relevância de prestar contas dos impactos econômicos, ambientais e sociais de suas ações. Nessa cruzada, o Prêmio Balanço Social - Aberje, Apimec, Ethos, Fides, Ibase exerce papel decisivo para estimular a produção e a publicação dos relatórios de sustentabilidade. Idealizado em conjunto pelas cinco entidades promotoras da discussão do balanço social nas áreas de comunicação, mercado financeiro, empresas e sociedade civil, o Prêmio reconhece e homenageia as melhores iniciativas na área, gerando referência de práticas de excelência na gestão da responsabilidade social corporativa.

"Nossa expectativa é a de contar com um número expressivo de participantes. Nos anos anteriores, tivemos oportunidade de mostrar que a produção do balanço social independe do tamanho da empresa ou de sua área de atuação. Está relacionada, sim, ao grau de conscientização da companhia quanto a seu papel no desenvolvimento sustentável da sociedade", afirma Alberto Perazzo, coordenador do Prêmio que, nesta terceira edição, conta com o apoio do Sesi e do Sebrae.

Estão aptas a participar do concurso empresas de todos os portes, setores e natureza que publicarem, ao longo do primeiro semestre de 2004, o balanço social relativo a resultados e ações do ano anterior. O Prêmio analisa documentos divulgados em papel ou via Internet que demonstrem, de forma voluntária e complementar às informações contábeis, o compromisso social e ambiental da organização. Desconsideram-se, portanto, aqueles que contemplam apenas medidas decorrentes de imposição legal.

São 5 categorias regionais – Centro-Oeste, Estado de São Paulo, Norte e Nordeste, Sudeste (excluindo SP) e Sul, além do Destaque Micro, Pequena e Média Empresa (companhias com faturamento anual bruto de até R$ 7 milhões). Há, ainda, o Destaque Nacional, selecionado entre os concorrentes regionais e premiado de forma não cumulativa.

As inscrições vão até 30 de julho, data máxima para a postagem do formulário de adesão e de cinco vias impressas do balanço social. As peças serão avaliadas por uma comissão julgadora composta por 25 entidades convidadas pelos realizadores. Todos os envolvidos são especialistas em diversos campos da responsabilidade social empresarial, aptos a examinar os documentos nas mais diferentes frentes - relação com consumidores, comunidade, funcionários, fornecedores, parceiros, acionistas, governo, etc. Os critérios de avaliação levam em conta questões como abrangência, integridade, consistência, credibilidade e comunicação.

Os três relatórios finalistas de cada categoria serão examinados também por um comitê de premiação, formado por representantes das comissões organizadora e julgadora. A divulgação das peças vencedoras ocorrerá durante cerimônia de premiação a ser realizada no mês de setembro. Mais informações: www.premiobalancosocial.org.br.

Comentários dos Leitores