Notícias

"Eu me sinto uma estrela trabalhando aqui"

Por Teresinha Matos / Diário do Comércio   12 de maio de 2004
Doze aprendizes trabalham na Indiana Seguros há um ano. Essa tradicional seguradora paulista tem 450 empregados, sendo 300 em São Paulo. Os adolescentes, depois de dois anos de aprendizado, completam a formação de auxiliar técnico de seguros.

Os jovens, que trabalham meio período, chegam sorridentes e compenetrados à empresa. "Eu me sinto uma estrela trabalhando aqui", diz o estudante de ensino médio Rafael Silva Vieira, de 16 anos, que pretende no futuro cursar a faculdade e se tornar um tradutor e intérprete.

Rafael está satisfeito trabalhando e aprendendo sobre o ramo segurador. "Hoje sei muito sobre seguro de automóvel, de vida e elementar", explicou. A reportagem do DC perguntou: O que significa ramo elementar? "O seguro para condomíno, empresas etc.", disse o aprendiz prontamente.

Rafael confessa que se após o período de aprendizado não ficar na Indiana, ele vai se candidatar a uma vaga em empresa do mesmo segmento. "Aqui os demais colaboradores estão sempre prontos a nos ensinar e a nos orientar", acrescentou.

Rafael divide sua bolsa-auxílio em várias partes. "Um pouco vai para minha avó, outro para pagar o celular do meu irmão comprado a prestação e o restante para gastos pessoais".

Avanço – "No começo não tinha noção do que é o mercado de seguros. O curso oferece um suporte adequado e os profissionais da Indiana complementam o aprendizado", diz Flávia Aparecida Oliveira de Lima.

Flávia, aos 16 anos e cursando a última série do ensino médio, declara-se preparada para enfrentar o mercado de trabalho. "O salário é uma conseqüência do meu trabalho, que representou uma grande oportunidade", destacou.

Comentários dos Leitores