Notícias

No RJ, empresários vão a simpósio de ação social

Por ABr   12 de maio de 2004
A participação maciça do empresariado nacional e estrangeiro instalado no Brasil no III Simpósio de Responsabilidade Social Empresarial nas Américas, concluído ontem, no Rio, evidencia o crescente interesse dos executivos pela matéria, acompanhando tendência mundial.

A avaliação é dos organizadores do evento. O vice-presidente da Associação Regional de Companhias de Petróleo e Gás da América Latina e do Caribe, promotora do encontro, Izeusse Dias Braga Jr., destacou a importância das polêmicas para “acender luzes”.

Uma questão que tem motivado discussão é o esforço das empresas para definir o que é responsabilidade social corporativa, já que umas enfocam a questão social e outras a ambiental. Braga Júnior ressaltou a necessidade de que esse esforço seja conjugado, para que as ações sejam simultâneas e gerem resultados positivos.

O presidente executivo do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Fernando Almeida, citou o exemplo da comunidade de S. Raimundo Nonato, no Parque Nacional serra da Capivara, no Piauí, que explorava a floresta.

A partir da implantação do projeto de responsabilidade social, a população começou a produzir vasos com barro local e pinturas rupestres da região. Um financiamento permitiu que o projeto utilizasse gás, substituindo madeira queimada.

Os temas abordados foram o acesso das comunidades à energia; a relação dos consumidores com propaganda e ética; responsabilidade social e empresarial; acesso a financiamento; aliança entre governo, empresas e sociedade civil. O encontro foi organizado em parceria com Petrobrás, Instituto Brasileiro do Petróleo e Gás , Instituto Ethos e Organizações Globo, com apoio do CEBDS e da Firjan.

Comentários dos Leitores