Notícias

Astronauta brasileiro: um bom exemplo para os aprendizes

Por Camila Doretto / Diário do Comércio   2 de junho de 2004
Foto de Divulgação Alguns dos aprendizes fizeram questão de tirar uma foto com Pontes
O Movimento Degrau, que batalha pela inclusão do jovem no mundo do trabalho, vem ganhando força principalmente graças à ação de voluntários que já se organizam em 80 cidades do Estado para propagar o conhecimento da Lei 10.097, a Lei do Jovem Aprendiz.

O Tenente-Coronel Aviador Marcos Pontes, o astronauta brasileiro, hoje integrante da NASA como Astronauta Especialista de Missão, é exemplo de quem soube usufruir as oportunidades que apareceram na adolescência. Antes mesmo de existir a lei que autoriza o jovem entre 14 e 18 anos incompletos a trabalhar como aprendiz, Marcos Pontes foi atrás de seu objetivo e aliou a escola à aprendizagem do mundo do trabalho.

"Tive coragem de ir em busca do meu sonho mesmo ouvindo de muitas pessoas ao meu redor que eu não seria capaz. Cada dificuldade eu via como um desafio e um novo degrau a ser superado", disse Marcos Pontes durante a palestra "A Educação leva às alturas", organizada pelos voluntários do Conselho do Degrau, em Campinas, no último dia 25 de maio.

Assim como a maioria dos jovens aprendizes, aos 14 anos, o astronauta brasileiro sentiu a necessidade de se preparar para alguma profissão e auxiliar no pagamento das despesas em casa. Fez seu primeiro curso no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e se tornou aprendiz de eletricista.

Alguns aprendizes de Campinas (no total são 43) estavam atentos às palavras de um personagem tão ilustre e ao mesmo tempo tão próximo de sua realidade. "Assim como eu, ele também passou por dificuldades, mas conseguiu chegar onde queria. É uma lição de vida e um estímulo para que eu continue lutando pelo meu sonho", disse Angicléia da Silva, de 16 anos, aprendiz do Cambuí Hotel Residence.

Pontes deixou uma mensagem: "Sem sonho não chegamos a lugar nenhum. Tenham coragem para sonhar e persistência para realizar".

"Hoje, não sei sobre o futuro, mas sei sobre meus objetivos e minha vontade. Continuo seguindo meus sonhos e meus princípios: a fé, a esperança e a possibilidade. A fé naquele que nunca nos abandona: Deus; a esperança de um dia poder retribuir tudo de bom que tenho recebido de cada pessoa que já conheci, e a possibilidade de poder ajudar de alguma forma na realização dos sonhos daqueles 'garotos aprendizes' que hoje têm a 'coragem de sonhar'", diz o astronauta em seu site.

O evento foi o primeiro ato público de apresentação do trabalho do Degrau de Campinas e reuniu empresários, lideranças políticas e da sociedade civil.

Para obter mais informações sobre a Lei do Aprendiz, acesse o site do Degrau: www.degrau.org.br .

Comentários dos Leitores