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SEMINÁRIO DISCUTE INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE EM SALA DE AULA
Por Fundação Bunge / Comunicação REBRAF   28 de junho de 2004
A cidade de Santos recebe nos dias 5 e 6 de julho a última edição de 2004 do seminário ReciCriar: A Pedagogia do Possível, evento organizado pela Fundação Bunge, em parceria com a Secretária Municipal de Educação. Desde março, o ciclo de palestras passou por Ourinhos, Cajati, São Paulo (SP), Itajaí (SC) e já reuniu mais de 1600 professores. O objetivo do seminário é permitir a troca de experiências entre educadores e contribuir para o desenvolvimento de projetos pedagógicos inovadores em sala de aula.
O encontro será dividido em dois momentos: no primeiro dia (05/07) serão realizadas palestras com relatos de seis educadoras, sendo uma homenageada com o Prêmio Incentivo à Educação Fundamental 2002 - conferido anualmente pela Fundação Bunge e o Ministério da Educação -, duas professoras da rede pública do Distrito Federal e dois educadores de Santos. O segundo dia (06/07) será marcado por oficinas culturais, que visam disseminar práticas pedagógicas criativas transformando os participantes em multiplicadores das experiências adquiridas. Serão oferecidas 40 vagas por oficina.
EXPERIÊNCIAS - A professora carioca Cássia Rosana Nascimento abre o seminário com a palestra A Matemágica do Brincar numa Visão Interdisciplinar, que mostra como ela conseguiu reverter a falta de interesse de alunos de uma Escola Municipal em São João do Meriti, interior do Rio de Janeiro, pela matemática. De forma lúdica, prática e utilizando elementos do cotidiano, como telefones, placas de carro, roupas e calçados, a matemática se tornou um instrumento de descobertas e interação com outras disciplinas.
De Artista e Aprendiz cada um tem um triz é o tema a ser apresentado pelas professoras do Distrito Federal Maria Célia Madureira e Raquel Gonçalves. Elas mostram uma alternativa para transformar bibliotecas em espaços abertos e lúdicos, que permitem o encontro prazeroso do aluno com o livro e a formação de cidadãos mais participativos. A idéia foi aplicada em uma biblioteca de Taguatinga/DF, após ser constatado que a televisão e o computador podiam substituir o interesse pelos livros. Como resultado, além dos alunos, funcionários e professores da própria escola passaram a reservar um tempo para a leitura e a biblioteca deixou de ser apenas um depósito de livros.
Em seguida, as professoras de Santos, Erina Lazzarini e Lígia Gomes, apresentam o projeto Handebol, que permitiu a difusão de um esporte coletivo pouco conhecido no Brasil e desenvolveu uma nova cultura corporal entre alunos de uma escola municipal. Por meio de trabalho interdisciplinar, os alunos ultrapassaram as quadras e ampliaram o conhecimento sobre história, matemática, interpretação de texto e realização de pesquisas. Como conseqüência, os alunos foram instigados a produzir o "Caderno do Saber" e registraram tudo o que aprenderam a partir do Handebol.
O professor e orientador de informática Luís Aquino encerra o primeiro dia de atividades com o projeto Rádio Escola. Aquino incentivou alunos de 6ª e 7ª séries a elaborarem coletivamente um boletim informativo jornalístico e produzir vinhetas, propagandas, pautas e difundir o resultado na rádio da escola, que é monitorada por eles mesmos.
OFICINAS - A oficina O Jogo como Recurso Pedagógico, da professora carioca Cássia Rosana Nascimento, pretende mostrar sugestões de jogos simples e baratos, que podem reverter a falta de motivação e estimular o raciocínio abstrato da matemática nos alunos.
As professoras do Distrito Federal, Maria Célia Madureira e Raquel Gonçalves Ferreira, mostram na oficina Reinventando a Biblioteca as atividades que desenvolvem na Biblioteca Maria Clara Machado, em Taguatinga/ DF, que são responsáveis pelo aumento do interesse pela leitura.
SEMINÁRIO - ReciCriar: A PEDAGOGIA DO POSSÍVEL
Data: 05/07, segunda-feira - das 8h00 às 11h30 e das 13h30 às 17h30
Local: Auditório da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) - Rua Cesário Mota, nº 8. 4º andar/Bloco D
Data: 06/07, terça-feira - das 8h00 às 12h00
Local: Universidade Santa Cecília (UNISANTA) - Rua Oswaldo Cruz 255, sala 211 e 212 - Bloco M
O encontro será dividido em dois momentos: no primeiro dia (05/07) serão realizadas palestras com relatos de seis educadoras, sendo uma homenageada com o Prêmio Incentivo à Educação Fundamental 2002 - conferido anualmente pela Fundação Bunge e o Ministério da Educação -, duas professoras da rede pública do Distrito Federal e dois educadores de Santos. O segundo dia (06/07) será marcado por oficinas culturais, que visam disseminar práticas pedagógicas criativas transformando os participantes em multiplicadores das experiências adquiridas. Serão oferecidas 40 vagas por oficina.
EXPERIÊNCIAS - A professora carioca Cássia Rosana Nascimento abre o seminário com a palestra A Matemágica do Brincar numa Visão Interdisciplinar, que mostra como ela conseguiu reverter a falta de interesse de alunos de uma Escola Municipal em São João do Meriti, interior do Rio de Janeiro, pela matemática. De forma lúdica, prática e utilizando elementos do cotidiano, como telefones, placas de carro, roupas e calçados, a matemática se tornou um instrumento de descobertas e interação com outras disciplinas.
De Artista e Aprendiz cada um tem um triz é o tema a ser apresentado pelas professoras do Distrito Federal Maria Célia Madureira e Raquel Gonçalves. Elas mostram uma alternativa para transformar bibliotecas em espaços abertos e lúdicos, que permitem o encontro prazeroso do aluno com o livro e a formação de cidadãos mais participativos. A idéia foi aplicada em uma biblioteca de Taguatinga/DF, após ser constatado que a televisão e o computador podiam substituir o interesse pelos livros. Como resultado, além dos alunos, funcionários e professores da própria escola passaram a reservar um tempo para a leitura e a biblioteca deixou de ser apenas um depósito de livros.
Em seguida, as professoras de Santos, Erina Lazzarini e Lígia Gomes, apresentam o projeto Handebol, que permitiu a difusão de um esporte coletivo pouco conhecido no Brasil e desenvolveu uma nova cultura corporal entre alunos de uma escola municipal. Por meio de trabalho interdisciplinar, os alunos ultrapassaram as quadras e ampliaram o conhecimento sobre história, matemática, interpretação de texto e realização de pesquisas. Como conseqüência, os alunos foram instigados a produzir o "Caderno do Saber" e registraram tudo o que aprenderam a partir do Handebol.
O professor e orientador de informática Luís Aquino encerra o primeiro dia de atividades com o projeto Rádio Escola. Aquino incentivou alunos de 6ª e 7ª séries a elaborarem coletivamente um boletim informativo jornalístico e produzir vinhetas, propagandas, pautas e difundir o resultado na rádio da escola, que é monitorada por eles mesmos.
OFICINAS - A oficina O Jogo como Recurso Pedagógico, da professora carioca Cássia Rosana Nascimento, pretende mostrar sugestões de jogos simples e baratos, que podem reverter a falta de motivação e estimular o raciocínio abstrato da matemática nos alunos.
As professoras do Distrito Federal, Maria Célia Madureira e Raquel Gonçalves Ferreira, mostram na oficina Reinventando a Biblioteca as atividades que desenvolvem na Biblioteca Maria Clara Machado, em Taguatinga/ DF, que são responsáveis pelo aumento do interesse pela leitura.
SEMINÁRIO - ReciCriar: A PEDAGOGIA DO POSSÍVEL
Data: 05/07, segunda-feira - das 8h00 às 11h30 e das 13h30 às 17h30
Local: Auditório da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) - Rua Cesário Mota, nº 8. 4º andar/Bloco D
Data: 06/07, terça-feira - das 8h00 às 12h00
Local: Universidade Santa Cecília (UNISANTA) - Rua Oswaldo Cruz 255, sala 211 e 212 - Bloco M