Notícias

Índice avalia compromisso social

Por Diário do Comércio   14 de julho de 2004
Foto de Divulgação Metodologia vai avaliar o comprometimento com o bem-estar social
A Bovespa anunciou um novo índice para avaliar o compromisso das empresas com o bem-estar social, mas que só deve ser aplicado no próximo ano. Entre as 150 companhias com maior liquidez na bolsa, serão selecionadas as 40 melhores no quesito responsabilidade social, após uma rigorosa avaliação feita por meio de um questionário.

A avaliação será anual e vai considerar aspectos como respeito à natureza, valorização e motivação dos funcionários e a relação com investidores e comunidade. Um bom resultado nessa avaliação deve agregar valor à imagem da empresa, atraindo acionistas e gerando lucro, já que as chances dessas empresas sofrerem processos ambientais e trabalhistas, por exemplo, são menores.

A prática já é adotada nos Estados Unidos e alguns países da Europa. O índice mais conhecido e que servirá de modelo para o indicador brasileiro é o DJSI - Dow Jones Sustainability Index, que tem mostrado uma performance melhor que o Dow Jones Global Index.

Para Cibele Salviatto, sócia da consultoria Atitude - Gerando Resultado Sustentável, o novo índice vai colaborar para que haja uma maior preocupação com a sustentabilidade no País. "Nossa expectativa em relação a este índice é grande, pois o assunto Responsabilidade Social Corporativa (RSC)/Desenvolvimento Sustentável ainda é novo e a qualidade, credibilidade e visibilidade do índice pode ajudar no desenvolvimento desse assunto nas práticas de gestão das empresas brasileiras", afirma

Comentários dos Leitores