Notícias
Livro resgata vida de idosos e renda auxilia instituições
A Federação Brasileira da Indústria Farmacêutica (Febrafarma) desenvolveu um projeto de assistência a idosos cuja mola-mestra é a publicação do livro "Me Conte a Sua História", com depoimentos de pessoas da terceira idade entrevistadas por estudantes de jornalismo.
A verba obtida com a venda do livro irá para projetos de assistência a idosos que moram em abrigos e asilos. Para isso, foi firmada uma parceria com a Livraria Saraiva, que está encaminhando 75% do preço de capa de cada exemplar vendido a estas casas de assistência. Os 5 mil exemplares da primeira edição já estão à venda desde junho e a verba arrecadada começou a chegar aos abrigos e asilos no início de agosto.
O coordenador Jorge Dias explica que o objetivo básico do projeto é fornecer assistência aos idosos que vivem nessas casas. Dias, que também é diretor executivo de Administração da Febrafarma, diz que o trabalho começou com a parceria estabelecida com 17 faculdades de comunicação. "Criamos um manual do voluntário para orientar os estudantes em seu trabalho para este projeto. Os melhores textos foram publicados no livro".
Além de proporcionar uma formação prática para os estudantes de jornalismo que escreveram o livro, o trabalho deu aos jovens a proximidade com os idosos. Por isso, a Febrafarma pretende publicar um segundo volume em 2005 e mais dois em 2006 e em 2007.
Para divulgar o livro, serão promovidas diversas sessões de autógrafos em várias unidades da Saraiva com os padrinhos do projeto, o apresentador Serginho Groissman e os atores Carmen Silva e Oswaldo Lousada, que interpretaram o casal de idosos da novela "Mulheres Apaixonadas". Também é possível adquirir o livro no site da Febrafarma ( www.febrafarma.org.br ).
Novas etapas – Depois de implantar esse programa em todo o País, a próxima fase será procurar geriatras voluntários para visitar asilos e abrigos concedendo consultas gratuitas. "Tentaremos fazer com que os laboratórios cedam os medicamentos necessários ao tratamento indicado por estes profissionais", diz o executivo da Febrafarma.
"Experiência é enriquecedora"
O estudante de jornalismo Paulo Henrique Bonfim conseguiu realizar, antes de se formar, o sonho que alguns jornalistas não conseguem em anos de trabalho: ter dois textos publicados em um livro. Ele participou do projeto Me Conte a Sua História e a experiência foi bastante positiva. "Passei a dar mais valor ao relacionamento com a família. E continuei a visitar estas pessoas."
Ele teve duas reportagens publicadas. Na primeira, "A Vida é Uma Festa", conta a história de Maria Gentile, sua vida na Bahia, como veio para São Paulo e seu casamento. Na segunda, "Adolescência na Maturidade", retrata a vida de Júlia Macedo de Andrade e de seu marido, o jornalista Francisco de Macedo.
Para Bonfim, a maioria dos que vivem em asilo sentem muita solidão, pois foram abandonados. "Apesar disso, têm uma alegria contagiante e querem saber o que acontece fora de lá."
Bonfim mandou uma cópia do livro para uma de suas tias na Bahia. Depois de o ler, ela procurou pelos parentes de Maria Gentile e os encontrou. Eles não sabiam que ela estava viva e ficaram contentes ao ler o livro. "Na próxima visita, pretendo contar a ela que minha tia os conheceu."