Notícias

Projeto Casulo "mapeia" população do Real Parque

Por Paula Cunha / Diário do Comércio   18 de agosto de 2004
O Projeto Casulo realizou uma pesquisa com 1.116 moradores de baixa renda do Real Parque, bairro da capital paulista localizado na região do Morumbi, com o objetivo de identificar as suas principais necessidades e implantar um observatório social na comunidade para o planejamento de ações habitacionais e de saúde e educação.

As pessoas foram entrevistadas em diversas favelas, áreas que normalmente não são pesquisadas por outros institutos. Na primeira fase, foi aplicado o chamado questionário populacional. Ele identificou 4.314 pessoas na comunidade. Deste total, 63 vivem em alojamentos, 489 em apartamentos do Cingapura e 821 em em barracos na favela. Inicialmente, acredita-se que a área contava com 15 mil habitantes.

Outros números indicaram que 44% dos entrevistados são prestadores de serviços e 27% atuam na oferta de serviços domésticos. Entre os jovens de 16 a 24 anos, apurou-se que 54% deles não trabalham e 77% não participam de nenhuma organização social.

Outra etapa da pesquisa apontou que a televisão é o principal entretenimento da população local. Para os integrantes do Projeto Casulo que participaram da pesquisa, este mapeamento é importante porque a realidade das populações de baixa renda não é estudada adequadamente pelos institutos tradicionais de pesquisa.

O Projeto Casulo faz parte do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), em parceria com a Prefeitura de São Paulo, empresas e organizações locais. Mais informações podem ser obtidas no site do ICE, www.ice.org.br/casulo .

Comentários dos Leitores