Notícias

Livro quer estimular o voluntarismo

Por Paula Cunha / Diário do Comércio   25 de agosto de 2004
Estimular as pessoas e conscientizá-las de que cada um precisa fazer a sua parte para tornar o mundo em que vivemos melhor e mais solidário. Este é o objetivo do Grupo Beija-flor, que planeja e coloca em prática ações sociais e que tem o Site Amigo ( www.siteamigo.com ) como um canal para viabilizar e propor planos e trabalhos voluntários em todo o País.

Tudo começou há seis anos, quando uma das participantes do grupo, Vera Lúcia Magalhães Gomes, encabeçou uma ação para doar ovos de chocolate para crianças carentes e foi muito bem-sucedida. A partir daí, todas as ações do grupo foram divulgadas na internet.

Os relatos resultaram no livro "Solidariedade – Depoimentos de um Beija-flor – Histórias de Voluntariado e de Esperança", organizado pelo analista de sistemas José Eduardo Chamon. A obra traz 52 histórias de como cada um dos integrantes da ONG virou voluntário. O livro pode ser adquirido no site www.siteamigo.com e a renda é destinada às ações do grupo.

Outras iniciativas – Além de estimular as pessoas que acessam o site e que passam a receber mensagens de auto-ajuda, relatórios das atividades do grupo e um pedido de ajuda a uma instituição específica, o grupo está expandindo seu campo de atuação.

Já existe um subgrupo que atua exclusivamente nas ações que serão desenvolvidas no Natal. Esta atividade nasceu quando uma parceria com os Correios permitiu que fossem atendidos pedidos de pessoas que escreveram para o Papai Noel. No ano passado, foram recebidas 20 mil cartas. Neste ano, o tema da campanha será "O Natal do Novo". O objetivo é dar roupas e utensílios novos a famílias que moram em um lixão no litoral Sul de São Paulo.

Outra ação do grupo é "Escreva uma Carta para a Vovozinha". O voluntário escolhe uma idosa que vive em abrigo ou asilo e escreve uma carta para ela. O objetivo é criar um vínculo com esta pessoa e fazer com que ela se sinta ligada ao mundo exterior.

Comentários dos Leitores