Notícias

Voluntários têm o seu Dia Nacional no sábado

Por Paula Cunha / Diário do Comércio   25 de agosto de 2004
O Dia Nacional do Voluntário será comemorado oficialmente no próximo sábado. Várias entidades ligadas ao Terceiro Setor desenvolverão atividades de estímulo ao voluntariado em diversas regiões do País. Para elas, as iniciativas são um reforço das suas ações diárias de conscientização da importância da participação social de todas as camadas da sociedade.

O presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis), Marcos Kisil, afirma que já não há dúvidas a respeito da importância do voluntariado que, para ele, está ficando mais clara a cada dia. Segundo ele, o mais importante é o que a sociedade está fazendo pela cidadania e, neste processo, o voluntariado tem importância fundamental.

Exemplos – Kisil cita o exemplo dos Estados Unidos, onde 85% dos doadores de recursos para ações sociais tiveram experiência como voluntários na infância e na adolescência. Por isso, ele acredita que a grande motivação para o crescimento destas iniciativas é a conscientização que deve começar nas escolas, na família e no trabalho.

Segundo Kisil, as empresas "estão constatando que os funcionários refletem o ambiente em que vivem. As dificuldades que suas comunidades enfrentam são levadas para dentro delas". Por isso, o Idis dá apoio às empresas e às comunidades para incentivar e organizar programas de voluntariado.

Um dos bons exemplos – A Unimed Paulistana, por exemplo, criou um programa que estimula os profissionais da área médica credenciados a oferecer consultas grátis a crianças assistidas pela Fundação Gol de Letra.

A pediatra Dária Margarida Esteves entusiasmou-se com a parceria e já atendeu diversas crianças com desnutrição e quadros de alergia que podem ser revertidos. "O trabalho preventivo é fundamental", conclui.

Comentários dos Leitores