Notícias

Responsabilidade Social no 10º Congresso Nacional de Jovens Lideranças Empresariais

Por Comunicação REBRAF / DEGRAU   13 de setembro de 2004
Foto de Arquivos REBRAF / DEGRAU Rogério Amato
As forças jovens e empreendedoras foram convocadas, no último dia 28 de agosto, em São Paulo, para que se unam e formem uma rede em prol das causas sociais. O convite foi feito a cerca de 1,5 mil jovens por Rogério Amato, presidente da REBRAF (Rede Brasileira de Entidades Assistenciais Filantrópicas) e coordenador do Movimento DEGRAU (Desenvolvimento e Geração de Redes), em São Paulo, durante o 10º Congresso Nacional de Jovens Lideranças Empresariais.

Com o tema "A visão sobre o Empreendedorismo Social", a palestra promoveu a discussão sobre o empreendedorismo no País e a responsabilidade social. "A parceria entre empresas, instituições de ensino, ONGs e a comunidade contribui com a educação e diminui a marginalidade e a criminalidade", disse Amato. "Com o fortalecimento desta rede, muitos jovens têm uma primeira oportunidade e o início da realização de projetos pessoais", completou.

Na Feira do Empreendedor, que acontecia simultaneamente às palestras, o Movimento DEGRAU marcou presença com um estande onde apresentou e orientou os jovens empreendedores sobre a Lei do Aprendiz (lei 10.097, de dezembro de 2000). O emprego do aprendiz, jovem entre 14 e 18 anos incompletos, respeita o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e garante o exercício do Empreendedorismo Social. O DEGRAU divulga e facilita a aplicação dessa lei através do Programa Convivência e Aprendizado no Trabalho. "Se cada pequena ou micro empresa, que não são obrigadas por lei a contratar aprendizes, tiverem consciência de seu dever social e contratarem um jovem, faremos a diferença necessária", disse Amato.

Com o objetivo de fomentar a discussão sobre o empreendedorismo no País, o Congresso, que foi aberto com aula magna do Governador Geraldo Alckmin, reuniu as principais lideranças do empreendedorismo nacional, entre eles o empresário Antônio Ermírio de Moraes, o presidente da Associação Comercial de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, o presidente da TAM, Márcio Antônio Bologna e outros. O secretário da ONU (Organização das Nações Unidas) para assuntos de empreendedorismo, Sujit Chowdhury, em sua segunda visita ao País, anunciou durante o Congresso o lançamento da Universidade Mundial do Comércio em São Paulo, modelo até agora aplicado somente em Toronto-Canadá. O Fórum do Jovem Empreendedor da ACSP foi comissionado para dar os primeiros passos na constituição dessa Universidade.

Comentários dos Leitores