Notícias

Para deixar crianças mais felizes

Por Paula Cunha / Diário do Comércio   22 de setembro de 2004
Ressaltar a importância da integração entre membros de uma mesma família e a necessidade de melhorar a qualidade da atenção que os pais dão aos filhos em uma época em que as pressões que o mercado de trabalho exercem sobre a vida das pessoas é enorme são alguns dos temas das palestras que o Projeto Criança Feliz ministra em empresas, universidades e escolas.

Um de seus idealizadores, Dimitrios Asvestas, que é consultor de vendas, ressalta que o grupo não é uma Organização Não Governamental tradicional, mas um grupo que se reuniu há 15 anos com o objetivo de fornecer informações sobre qualidade de vida para as famílias de funcionários de algumas empresas.

Segundo ele, os temas iniciais eram sugeridos nas próprias palestras e, de alguns anos para cá, o grupo começou a notar que havia preocupação com o aumento das brincadeiras violentas entre as crianças. Por isso, representantes do projeto procuraram psicólogos e pedagogos para orientar os pais em função do aumento da violência nos brinquedos, jogos e programas de TV.

Atenção – Asvestas avalia que o nível de atenção que os pais dão aos filhos é muito baixo em função do excesso de trabalho e que a maioria não tem qualquer controle ou sequer consegue influenciar seus filhos no momento de adquirir brinquedos. "Por isso, começamos um programa efetivo de substituição de brinquedos violentos por educativos."

A entidade buscou apoio entre a iniciativa privada para arrecadar brinquedos educativos para oferecê-los durante as palestras para convencer os pais a adotá-los e descartar os jogos violentos.

A receptitividade nas empresas tem sido positiva e o projeto está sendo ampliado com palestras também em faculdades. Este movimento é conseqüência da iniciativa de estudantes destas e de outras áreas que assistiram as apresentações nas empresas que trabalham e manifestaram sua vontade de levá-las para as faculdades onde estudam.

Apoio e divulgação – As entidades e empresas que já receberam os palestrantes do Projeto Criança Feliz têm divulgado as suas atividades entre seus colaboradores e parceiros. Além disso, a Regional Zona Norte do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) abriga em seu site um link que divulga os objetivos e o calendário de palestras da entidade. Os interessados devem entrar no endereço eletrônico www.ciespnorte.org.br ou ligar para (11) 5594-1270.

Comentários dos Leitores