Notícias

Campinas terá ônibus especiais para deficientes

Por (A E)   22 de setembro de 2004
Parte da frota do transporte público de Campinas, no interior do Estado, será adaptada para atender a portadores de necessidades especiais que utilizam cadeira de rodas ou andadores. Os 20 ônibus irão circular a partir de outubro. Seis vans darão suporte ao sistema, conduzindo os deficientes de casa até o local de saída dos ônibus, em terminais ou pontos de integração.

O projeto de transporte integrado para portadores de necessidades especiais foi oficialmente lançado ontem. As adaptações irão consumir R$ 180 mil das seis empresas permissionárias do transporte coletivo, segundo a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), e atingir 2,5% da frota de 800 ônibus.

Gratuito – Os ônibus especiais terão elevadores para deslocar a cadeira de rodas do chão até o interior de veículo e dois lugares especiais para acomodá-las. O serviço será gratuito, desde que os usuários se cadastrem na Secretaria Municipal de Transportes e obtenham a carteirinha.

De acordo com a Transurc, cerca de 500 deficientes possuem o documento hoje para utilizar ônibus comuns. A Secretaria de Transportes informou, baseada em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que a população de portadores de necessidades especiais em Campinas é de aproximadamente 140 mil pessoas, mas não há dados específicos sobre usuários de cadeira de rodas e andadores, a parcela que se beneficiará com o projeto.

Os veículos adaptados irão circular principalmente pela região central de Campinas, no que a Secretaria de Transportes chama de corredores de circulação, áreas próximas a unidades de saúde, de lazer, escolas, shoppings e hipermercados.

Telefone – O cadastramento poderá ser feito por telefone, no número (19) 3735-0398, pela internet, no site www.emdec.com.br , ou no 14º andar da prefeitura de Campinas, das 8h às 16h30.

Comentários dos Leitores