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FGV: Prêmio de Responsabilidade Social no Varejo

Por Comunicação REBRAF/DEGRAU   15 de outubro de 2004
O GVcev - Centro de Excelência em Varejo da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas entregará no dia 19 de outubro, terça-feira, o 2º Prêmio FGV-EAESP de Responsabilidade Social no Varejo. A cerimônia acontecerá durante a realização do 3º Seminário de Responsabilidade Social no Varejo, no Auditório da Fundação Getúlio Vargas FGV-EASP, na Av. 9 de Julho, na cidade de São Paulo.

A premiação tem como objetivo reconhecer e incentivar projetos, programas ou ações de responsabilidade social desenvolvidos por empresas e entidades de classe do setor varejista, de todos os portes, que atuam no cenário nacional.

O prêmio é dividido em seis categorias. Ao todo foram inscritos 113 projetos de diversos segmentos de varejo e selecionados 20 finalistas. Conheça o trabalho dos vencedores:

Microempresa: Núcleo Arte e Papel (São Paulo / SP)

Projeto: Comércio de Produtos Sustentáveis - Focada na comercialização de produtos sustentáveis, a loja de São Paulo tem como base o conceito de preservação do meio ambiente, evitando o desperdício de água e utilizando objetos recicláveis.

Pequena Empresa: Belcar Caminhões e Ônibus (Goiânia / GO)

Projeto: Projeto EIC - Escolas de Informática - Em parceria com o "Comitê para Democratização da Informática", a Belcar criou uma escola destinada a funcionários, parentes e adolescentes de bairros vizinhos com o objetivo de atuar na área de inclusão digital.

Média Empresa: Supermercado Festival (Curitiba / GO)

Programa: Os Especiais do Superespecial - A empresa criou, em 1997, o Programa de Inclusão de Portadores de Necessidades especiais, que tem por objetivo principal integrar ao mercado de trabalho pessoas portadoras de Síndrome de Down, de deficiências auditivas, mentais moderadas, visuais e motoras. Do total de funcionários da empresa, 48 são portadores de necessidades especiais.

Grande Empresa: Petrobrás Distribuidora (Rio de Janeiro / RJ)

Projeto Cidadão Capaz - O Projeto visa a utilização de postos de combustíveis da empresa como meio para a valorização e inclusão social dos portadores de necessidades especiais. Desde 2002, alguns postos têm adaptado seus projetos arquitetônicos com foco na acessibilidade. Além disso, a empresa implantou uma política de contratação de pessoas com necessidades especiais: 60 pessoas com esse perfil já foram contratadas.

Entidade Varejista: CDL - Recife - Câmara de Dirigentes Lojistas de Recife (PE)

Projeto Empreendedor do Futuro - A empresa capacita adolescentes, em risco pessoal ou social, de 16 a 21 anos de idade para o mercado de trabalho, além de incentivá-los a montar seu próprio negócio. O aprendizado dos jovens é realizado em empresas-laboratório construídas com a doação de produtos e serviços efetuada por grupos das comunidades beneficiadas.

Shopping Center: Shopping Leste Aricanduva (São Paulo / SP)

Projeto Mutirão de Cirurgia de Catarata - A empresa realiza, anualmente, um programa que consiste no exame médico oftalmológico gratuito para detecção de pessoas com catarata. Todas os pacientes que apresentarem o problema de visão são submetidos a uma cirurgia para correção, sem custo para o doente. Desde sua implantação, o programa já realizou 1780 cirurgias.

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