Notícias

Homenagem às empresas que cumprem a Lei do Aprendiz

Por Camila Doretto / Diário do Comércio   20 de outubro de 2004
A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria) e a Amoa (Associação Mogiana Oficina dos Aprendizes), lançaram na última sexta-feira, dia 15 de outubro, o "Selo de Responsabilidade Social".

O objetivo da iniciativa é reconhecer a participação dos empresários locais no sucesso da aplicação da Lei 10.097, a Lei do Aprendiz, que visa a inclusão de jovens de 14 a 18 anos incompletos no mundo do trabalho.

"A Amoa conseguiu reunir os três setores da sociedade –iniciativa privada, governo e sociedade civil– em torno de uma causa, e hoje comemoramos resultados muito expressivos: 800 jovens contratados como aprendizes", disse João Anatalino Rodrigues, presidente da Amoa, durante a entrega do "Selo de Responsabilidade Social" a 100 empresas. Dos jovens contratados como aprendizes na cidade, cerca de 70% são promovidos, se mantendo na empresa após o término do contrato de aprendizagem.

A Prefeitura de Mogi será fomentadora da Lei. "O atual prefeito incluiu no plano de governo do próximo mandato o apoio ao Movimento Degrau. A prefeitura será responsável pelo levantamento das empresas da região que podem absorver nossos jovens", explicou Marco Aurélio Bertaiolli, presidente licenciado da ACMC.

José Roberto Pereira, da New Contab, uma das empresas homenageadas, vê o cumprimento da lei pelos empresários como um trabalho social obrigatório. "Nós temos de dar uma oportunidade ao jovem e aproveitar para investir em suas capacidades. Na nossa empresa, além do curso oferecido pela Amoa, também complementamos o conhecimento dos aprendizes com cursos específicos relacionados ao trabalho da nossa empresa", relata. Dos seis jovens que ingressaram na New Contab como aprendizes, dois já foram promovidos após o término do contrato de aprendizagem.

"A integração entre o trabalho da prefeitura e do Degrau dará condições de ampliarmos ainda mais nosso trabalho em prol do jovem aprendiz", comemora Rubens Marialva, coordenador do Degrau pela ACMC e também presidente do Lions Club Estância.

Comentários dos Leitores