Notícias

Estudantes discutem lei da criança e adolescente

Por Diário de Pernambuco   3 de novembro de 2001
Associados pela Paz promoveu o debate no Centro Cultural Benfica

Cento e cinquenta crianças alunas de escolas mantidas por Organizações Não-Governamentais e de escolas municipais, estaduais e particulares participaram, durante todo o dia de ontem, do projeto Associados pela Paz, no Centro Cultural Benfica. O projeto, que teve como objetivo levar para a garotada a discussão do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), foi desenvolvido pelo Programa Leitor do Futuro, em conjunto com o DIARIO DE PERNAMBUCO, TV Guararapes e Rádio Clube - Caetés. O encontro também contou com a participação do programa Escola Aberta da Unesco e do Universidade para Todos promovido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

"O projeto foi além das nossas expectativas", comemorou a coordenadora do Leitor do Futuro, Joana Cavalcanti. Ela disse ainda que, uma semana antes, todas as crianças foram presenteadas (pelo Conselho Estadual da Criança e do Adolescente) com uma cartilha e um exemplar do estatuto. O ECA foi discutido entre as crianças, através de uma roda aberta coordenada pela jornalista Paula Losada, a defensora pública, Maria do Carmo Tabosa e a representante do Cendhec, Carla Ribeiro. "Foi um momento maravilhoso para essas crianças, uma vez que elas tiveram a oportunidade de conhecer os seus direitos e deveres e puderam tirar dúvidas", comentou Paula Losada.

REIVINDICAÇÕES - Além da roda aberta, a criançada produziu uma carta-proposta com as suas reivindicações e participou de oficinas de leitura e produção de textos. "Achei muito legal participar desse evento. A partir de agora, a gente sabe que tem direito de viver e de receber educação. Brinco sempre com minha mãe, dizendo que se ela bater forte em mim, tenho direito de denunciá-la. Ela ri muito", contou o estudante da Escola Municipal Monsenhor Viana, Edvan Francisco, 14 anos. O projeto Associados pela Paz teve o apoio das tintas Hidracor, pincéis Atlas, Vitarela, Artmídia, Ilha Burguer e refrigerantes Frevo. "O evento foi excelente. Espero que possamos transformá-lo em um projeto permanente", disse a diretora de Cultura da Universidade Federal de Pernambuco, Ana Andrade.

Comentários dos Leitores