Notícias

Os brinquedos que Mara criou para a sua filha Lara

Por Rachel Melamet   27 de outubro de 2004
Foto de Evandro Monteiro / Digna Imagem Alfabeto Divertido
Foi o amor por sua filhinha Lara, cega de nascença, e o desejo de vê-la brincando feliz como qualquer criança, que inspirou Mara de Campos Siaulys a criar os primeiros brinquedos especiais para os pequenos deficientes visuais. Coisas simples, feitas de pano, espuma, objetos do cotidiano, com o objetivo de divertir ensinando e despertando a curiosidade e o prazer de buscar e manusear objetos, ajudar a desenvolver o giro e controle da cabeça, sentar, engatinhar, andar, deslocar-se no espaço.

A experiência bem-sucedida na educação de Lara, hoje uma jovem musicista que toca bateria numa banda de rock e se prepara para cursar a segunda faculdade, levaram Mara e seu marido, Victor, a criar a Laramara e dividir com outros pais seus conhecimentos. Eles começaram com recursos próprios, depois as doações e os voluntários foram aparecendo.

Os brinquedos continuam sendo a menina dos olhos de Mara, e o catálogo da loja Brincanto já conta com 108 itens. Ela não se importa se as mães sem recursos vão até a loja e copiam os modelos, pois o objetivo é esse mesmo: ajudar.

"A interação, a convivência e as brincadeiras são as bases de um aprendizado espontâneo, do desenvolvimento sensorial, conhecimento do ambiente, autonomia e independência nas ações, aquisição de habilidades, aprendizado de conceitos, melhoria da auto-estima, afetividade e criatividade", afirma Mara Siaulys.

LARAMARA: R. Conselheiro Brotero, 353, Barra Funda; tel. (11) 3660-6400. De segunda a quinta, das 9h às 18h; sexta até 17h. Lojas Laratec e Brincanto, tel. (11) 3660-6458.

Comentários dos Leitores