Notícias

Participação de empresas em projetos sociais cresce 35%

Por AE   8 de dezembro de 2004
Cresceu o número de empresas que desenvolvem trabalhos na área social no País. É o que mostra a primeira etapa da Pesquisa Ação Social das Empresas, realizada pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea). Em comparação com a pesquisa anterior, realizada em 1999, o incremento foi expressivo no Nordeste, onde a participação das empresas saltou 35%, passando de 55% para 74%. No Sudeste, o aumento foi mais discreto, com 71% das empresas declarando que desenvolviam alguma atividade de atendimento a comunidades carentes. O porcentual era de 67%.

O Ipea considera como ação social qualquer atividade de caráter voluntário nas áreas de assistência social, alimentação, saúde e educação para o atendimento de comunidades carentes. Segundo a coordenadora-geral da pesquisa, Anna Maria Peliano, nessa primeira etapa o trabalho foi feito por telefone e é quantitativo, para mapear as ações no País.

De maneira geral, quem mais investiu em trabalho voluntário foi a pequena empresa. Nas empresas com 1 a 10 empregados, que representam a metade do universo pesquisado, a participação social cresceu 15% no Sudeste e 29% no Nordeste.

Comentários dos Leitores