Notícias

Embraco colhe os frutos por investir na satisfação dos funcionários

Por Instituto Ethos - http://www.ethos.org.br/   3 de novembro de 2001
A informação de que a Empresa Brasileira de Compressores S.A. (Embraco) ocupava a nona posição na edição 2001 do Guia `As 100 Melhores Empresas para Você Trabalhar`, editado pela revista Exame em parceria com a Você S.A., foi recebida por Ernesto Heinzelmann, presidente da companhia, `com imenso orgulho`. Para ele, `esse fato indica que o relacionamento com os funcionários está na direção certa e que a satisfação acompanha o dia-a-dia de cada um no trabalho`.

E Heinzelmann tem motivos para estar orgulhoso. No ano em que celebra seus 30 anos, a Embraco realizou a pesquisa perguntando quanto tempo mais seus funcionários desejavam permanecer na empresa e atestou o que já sabia: mais de 80% respondeu que quer continuar, ao menos, pelos próximos seis anos. O segredo para essa fidelidade está na satisfação de cada um e, segundo o presidente, `na confiança que os empregados têm na chefia`.

Uma das grandes virtudes desta multinacional brasileira, líder mundial no segmento de compressores herméticos para refrigeração, são os benefícios que oferece a empregados e dependentes. Parceria com a Fundação Bradesco, por exemplo, dá aos funcionários a possibilidade de concluírem seus estudos de 1º e 2º grau de forma gratuíta. A empresa ainda custeia em até 50% outras despesas com educação, como pós graduações e cursos de idiomas, independente da posição do funcionário na hierarquia da empresa.

A família dos funcionários também está na pauta da gestão da empresa. Prova disso é o Projeto Vida e Saúde, que busca extender aos familiares de seus empregados discussões acerca do uso de drogas e educação sexual. Essa orientação é feita através de palestras, seminários e campanhas, onde os funcionários e seus dependentes debatem as mais diversas questões com especialistas.

`Acho que a empresa vem fazendo sua parte`, diz a assessora corporativa de comunicação, Rosângela Santos Coelho. `O Programa de Participação nos Resultados (PPR) funciona desde 1997, um ano antes de se tornar uma lei`, exemplifica. Rosângela explica que as metas anuais do PPR são decididas em reuniões entre a chefia e representantes dos funcionários.

A participação dos empregados na gestão da empresa, entretanto, se faz mais presente nos Círculos de Controle de Qualidade (CCQ). `Os empregados reúnem-se de maneira voluntária para discutir os problemas da empresa e dar sugestões`, diz Rosângela. Segundo a assessora, em quatro anos, 10.500 sugestões foram aprovadas e destas, 8.500 já foram postas em prática. Atualmente, cerca de 36% do quadro de funcionários integra os CCQs.

No entanto, as mulheres continuam a ser minoria dentro da empresa. Se no total de funcionários elas representam 22,4%, nos cargos de gerência são apenas 3 em 50. `Temos mulheres em cargos de liderança, não necessariamente nas gerências`, justifica Rosângela. O presidente explica que medidas já estão sendo tomadas para diminuir essa lacuna, como por exemplo no momento de recrutação e promoções internas. Para as funcionárias mães, a Embraco disponibiliza berçário gratuíto dentro da empresa para crianças de até nove meses.

A satisfação dos empregados com a empresa parece ser recíproca, o que diminui, segundo Rosângela, o grau de rotatividade na empresa. A assessora conta que, em determinadas circunstâncias, a empresa pode pagar salários adicionais para empregados demitidos e acionar empresas de recolocação no mercado. Além disso, todos os funcionários têm direito a previdência privada custeada pela empresa.

RAIO X
Nome da empresa: Empresa Brasileira de Compressores S/A
Contato: Cleide Jane Vieira, Assessoria Corporativa de Comunicação
Número de funcionários: 4822 (no Brasil)
Faturamento no ano de 2000: R$ 1,35 bilhão
Endereço: Rua Rui Barbosa, 1020 - Distrito Industrial Joinville/SC
Caixa Postal D-27 CEP 89219-901
Telefone: (47) 441 2774
Site: www.embraco.com.br

Comentários dos Leitores