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A data e a significação do Natal
Por Comunicação Rebraf / Degrau   23 de dezembro de 2004
A data da festa
A data e a significação do Natal Clemente (c. 145-215), famoso teólogo de Alexandria, no Egito, atesta que não existia na Igreja nenhuma tradição bem consolidada a respeito da data do Natal. Entretanto, pouco mais de um século após o testemunho de Clemente, já no tempo de Santo Agostinho (354-430), o 25 de dezembro já era considerado o aniversário de nascimento de Jesus. Isso nos faz concluir que foi no século IV que apareceram, respectivamente no Ocidente e no Oriente, as festas do Natal e da Epifania, inicialmente associadas uma à outra.
A data do 25 de dezembro foi escolhida sobre dupla influência:
1) As especulações sobre a data da concepção de Jesus, que já no tempo de Tertuliano (c.160-223) se orientavam para o 25 de março; a data da atual celebração do Natal corresponde, portanto, ao nono mês da gravidez de Nossa Senhora.
2) O dia 25 de dezembro era destinado à festa pagã do "Sol invictus", extremamente popular entre os antigos romanos, misturado com o culto a Mitra, difundido sobretudo entre os soldados. Tal culto comportava orações e invocações ao Sol e estava todo impregnado da simbologia da luz.
A introdução da festa do Natal de Jesus na liturgia cristã, no dia 25 de dezembro, não surgiu com o objetivo de concorrer com a festa pagã. A prática da Igreja não é a de fazer as coisas contra... A intenção da Igreja não é negativa, é no sentido positivo: considerou que devia apresentar ao povo quem era o verdadeiro "Sol da justiça" (Ml 3,20), a "Luz verdadeira" (Sl 18,5-7), temas do Antigo Testamento entendidos cristologicamente pelos Santos Padres do século II (p. ex. Irineu e Justino). Temas que foram transmitidos à pregação cristã pelo próprio Novo Testamento (cf Jo 1,9; 1 Jo 1,5).
O sentido do Natal
"Nasceu-vos hoje um Salvador, que é o Cristo Senhor, na cidade de Davi" (Lc 2,11).
O Natal, para os católicos, é a memória do dia em que o Senhor fez sua entrada no mundo. É a celebração de um fato histórico, ocorrido por volta dos anos 7 ou 6 aC: o nascimento de Jesus Cristo, em Belém de Judá, na Palestina, essa mesma terra que hoje vive torturada pela violência.
O Natal, porém, é mais que memória: é um mistério. Isso significa que o sacramento da salvação dos homens continua a se desenvolver em nossos dias, na vida da Igreja. A força, o dinamismo da vinda de Jesus (Jesus significa Salvador) continua a agir sob uma forma particular a cada celebração do Natal, trazendo para o nosso hoje, a nossa história, o nosso cotidiano, a eficácia de um fato real de salvação.
Podemos resumir o significado dessa importante festa para a qual nos preparamos durante quatro semanas (tempo do Advento), através das palavras de um grande Papa, São Leão Magno (440-461), que nos deixou luminosos textos sobre o Natal:"A descida do Criador para as criaturas é, de fato, uma elevação destas para o Criador... Ele se fez filho do homem para que nós pudéssemos ser filhos de Deus... Por isso, ó cristão, reconhece a tua dignidade!"
Mais do que um aniversário, a festa litúrgica do Natal é um momento do mistério da Redenção que continua a operar na vida da Igreja. Aurora da Redenção, o Natal tem o efeito próprio de restauração e deificação do ser humano.
FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO!
A data e a significação do Natal Clemente (c. 145-215), famoso teólogo de Alexandria, no Egito, atesta que não existia na Igreja nenhuma tradição bem consolidada a respeito da data do Natal. Entretanto, pouco mais de um século após o testemunho de Clemente, já no tempo de Santo Agostinho (354-430), o 25 de dezembro já era considerado o aniversário de nascimento de Jesus. Isso nos faz concluir que foi no século IV que apareceram, respectivamente no Ocidente e no Oriente, as festas do Natal e da Epifania, inicialmente associadas uma à outra.
A data do 25 de dezembro foi escolhida sobre dupla influência:
1) As especulações sobre a data da concepção de Jesus, que já no tempo de Tertuliano (c.160-223) se orientavam para o 25 de março; a data da atual celebração do Natal corresponde, portanto, ao nono mês da gravidez de Nossa Senhora.
2) O dia 25 de dezembro era destinado à festa pagã do "Sol invictus", extremamente popular entre os antigos romanos, misturado com o culto a Mitra, difundido sobretudo entre os soldados. Tal culto comportava orações e invocações ao Sol e estava todo impregnado da simbologia da luz.
A introdução da festa do Natal de Jesus na liturgia cristã, no dia 25 de dezembro, não surgiu com o objetivo de concorrer com a festa pagã. A prática da Igreja não é a de fazer as coisas contra... A intenção da Igreja não é negativa, é no sentido positivo: considerou que devia apresentar ao povo quem era o verdadeiro "Sol da justiça" (Ml 3,20), a "Luz verdadeira" (Sl 18,5-7), temas do Antigo Testamento entendidos cristologicamente pelos Santos Padres do século II (p. ex. Irineu e Justino). Temas que foram transmitidos à pregação cristã pelo próprio Novo Testamento (cf Jo 1,9; 1 Jo 1,5).
O sentido do Natal
"Nasceu-vos hoje um Salvador, que é o Cristo Senhor, na cidade de Davi" (Lc 2,11).
O Natal, para os católicos, é a memória do dia em que o Senhor fez sua entrada no mundo. É a celebração de um fato histórico, ocorrido por volta dos anos 7 ou 6 aC: o nascimento de Jesus Cristo, em Belém de Judá, na Palestina, essa mesma terra que hoje vive torturada pela violência.
O Natal, porém, é mais que memória: é um mistério. Isso significa que o sacramento da salvação dos homens continua a se desenvolver em nossos dias, na vida da Igreja. A força, o dinamismo da vinda de Jesus (Jesus significa Salvador) continua a agir sob uma forma particular a cada celebração do Natal, trazendo para o nosso hoje, a nossa história, o nosso cotidiano, a eficácia de um fato real de salvação.
Podemos resumir o significado dessa importante festa para a qual nos preparamos durante quatro semanas (tempo do Advento), através das palavras de um grande Papa, São Leão Magno (440-461), que nos deixou luminosos textos sobre o Natal:"A descida do Criador para as criaturas é, de fato, uma elevação destas para o Criador... Ele se fez filho do homem para que nós pudéssemos ser filhos de Deus... Por isso, ó cristão, reconhece a tua dignidade!"
Mais do que um aniversário, a festa litúrgica do Natal é um momento do mistério da Redenção que continua a operar na vida da Igreja. Aurora da Redenção, o Natal tem o efeito próprio de restauração e deificação do ser humano.
FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO!