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Executivos guiam jovens em busca de uma carreira
Por Paula Cunha   12 de janeiro de 2005
De acordo com a HP, a troca de experiências entre o mentor e o adolescente ocorre durante encontros marcados, em um período de dez meses, em locais como centros culturais e em visitas a empresas do ramo de interesse dos jovens. Para a empresa, o projeto modificou a maneira como seus funcionários encaram a participação em projetos sociais.
Um dos participantes que se transformou em grande entusiasta do plano é o engenheiro de vendas e serviços da HP, Luiz Novaes. Ele conta que fez parte da equipe de elaboração do programa no Brasil e que esta foi uma oportunidade de colocar em prática suas idéias de participação social de uma maneira mais ativa.
Para Novaes, o primeiro encontro organizado pela HP, onde foram agrupadas as duplas, foi muito importante. Batizado "quebra-gelo", o evento funcionou como uma apresentação mais ampla dos jovens aos mentores. Nele, Karina Santos, agora com 20 anos, ainda demonstrava dificuldade para se aproximar das pessoas e de se expressar.
A partir daí, o mentor dedicou quatro horas mensais ao jovem escolhido. Apesar de escasso, este tempo foi totalmente aproveitado na avaliação de Luiz Novaes. Ele e Karina se encontravam no Centro Cultural São Paulo e elaboraram um plano de metas para a jovem, levando em conta as suas aspirações e as reais condições para colocá-las em prática. "Também trocávamos mensagens através do MSN e, eventualmente, alguns telefonemas", diz.
Afinidades – Por isso, na opinião de Novaes, as afinidades entre os dois foram importantes para estabelecer uma relação de confiança e de respeito durante o processo. "Eu mesmo sempre quis ser jornalista, mas acabei seguindo outra carreira. Por isso, quando a Karina disse que seu desejo era ser jornalista me entusiasmei ainda mais."
O engenheiro elaborou um programa de visitas a veículos de comunicação. Eles foram à TV Cultura, onde o editor de Internacional, Vicente Adorno, explicou a ela como são elaboradas as reportagens na TV. Em seguida, foram ao jornal "O Estado de S. Paulo" e conversaram com editores, jornalistas iniciantes e alguns mais experientes.
A etapa seguinte foi a visita à Rádio Eldorado e à Oboré, agência que fornece noticiário para a imprensa sindical. Seu diretor, Sérgio Gomes, forneceu um panorama da atuação das rádios comunitárias e de sua importância, principalmente na região de Cidade Tiradentes, bairro da zona Leste da capital paulista, onde Karina mora.
Reportagem – Para medir o impacto das visitas, Novaes pediu à jovem que escrevesse reportagens sobre suas impressões. Eles discutiam os resultados e ele avaliava a qualidade dos textos.
Após estas atividades, ele sugeriu que ela fizesse o curso de Letras com o objetivo de obter uma base cultural mais estruturada. Ele se comprometeu a ajudá-la a conseguir um estágio em um veículo de comunicação. E sugeriu também que fizesse um concurso no Estado para dar aulas de Português, como forma de aprimorar seus conhecimentos e, ao mesmo tempo, ter uma fonte fixa de renda.
Visão de mundo – Todas estas atividades tiveram um grande efeito sobre Karina e sobre suas perspectivas de vida tanto pessoal quanto profissional. Para ela, antes da participação no projeto anterior da HP, o Garagem Digital, sua meta principal era "arranjar um emprego". Depois de entrar no Mentoring Social, ela começou a transformar esta visão. O Garagem Digital visa introduzir jovens carentes no mundo da informática e também oferece cursos técnicos.
Apesar da necessidade evidente de trabalhar para sobreviver e realizar estes sonhos, Karina foi aconselhada por Luiz a não encarar "qualquer emprego" e sim aproveitar os conhecimentos adquiridos na Garagem Digital. Por isso, ela conseguiu uma posição em uma empresa da área, a Key Systems.
Karina afirma que, durante os onze meses de duração do programa de mentoring, ela adquiriu bem mais que conhecimentos profissionais. Para ela, o aumento da autoconfiança e, principalmente, a certeza de que poderia ter um futuro profissional foram os resultados mais importantes.
"Todo o processo foi positivo porque antes eu não tinha nenhuma expectativa de futuro. Terminei o Ensino Médio em 2001 e só tive experiências negativas, pois não conseguia encontrar emprego e o que encontrei em uma ONG para desenvolver um site era temporário e não pude ficar", lembra.
Agora, ela está animada com a perspectiva de começar o curso de Letras, na Universidade São Marcos. No começo, os pais ficaram preocupados. O pai, que é motorista de ônibus, ficou apreensivo com o pagamento das mensalidades da faculdade, mas agora está mais animado.
"Quero que o curso me dê bagagem cultural. Sei que terei que estudar muito, mas estou entusiasmada e acredito que atingirei meus objetivos", conclui.
Para Luiz Novaes, toda a experiência foi de transformação. Ele acredita que "cada pessoa, dependendo da sua maturidade, pode fazer alguma coisa para o seu próximo". "Esta experiência se expandiu no meio em que vivo. Minha esposa, que é professora de história da arte, também 'adotou' uma jovem e deu a ela aulas de arte. Toda a nossa experiência se irradiou para o nosso meio", finaliza.
Os jovens interessados em participar do projeto devem procurar a Garagem Digital da HP. Ele é desenvolvido no Centro de Profissionalização Padre José Bello dos Santos, na zona Leste da capital paulistana. O telefone é (11) 6731-8138. Mais informações podem ser obtidas no site www.cpa.org.br
Um dos participantes que se transformou em grande entusiasta do plano é o engenheiro de vendas e serviços da HP, Luiz Novaes. Ele conta que fez parte da equipe de elaboração do programa no Brasil e que esta foi uma oportunidade de colocar em prática suas idéias de participação social de uma maneira mais ativa.
Para Novaes, o primeiro encontro organizado pela HP, onde foram agrupadas as duplas, foi muito importante. Batizado "quebra-gelo", o evento funcionou como uma apresentação mais ampla dos jovens aos mentores. Nele, Karina Santos, agora com 20 anos, ainda demonstrava dificuldade para se aproximar das pessoas e de se expressar.
A partir daí, o mentor dedicou quatro horas mensais ao jovem escolhido. Apesar de escasso, este tempo foi totalmente aproveitado na avaliação de Luiz Novaes. Ele e Karina se encontravam no Centro Cultural São Paulo e elaboraram um plano de metas para a jovem, levando em conta as suas aspirações e as reais condições para colocá-las em prática. "Também trocávamos mensagens através do MSN e, eventualmente, alguns telefonemas", diz.
Afinidades – Por isso, na opinião de Novaes, as afinidades entre os dois foram importantes para estabelecer uma relação de confiança e de respeito durante o processo. "Eu mesmo sempre quis ser jornalista, mas acabei seguindo outra carreira. Por isso, quando a Karina disse que seu desejo era ser jornalista me entusiasmei ainda mais."
O engenheiro elaborou um programa de visitas a veículos de comunicação. Eles foram à TV Cultura, onde o editor de Internacional, Vicente Adorno, explicou a ela como são elaboradas as reportagens na TV. Em seguida, foram ao jornal "O Estado de S. Paulo" e conversaram com editores, jornalistas iniciantes e alguns mais experientes.
A etapa seguinte foi a visita à Rádio Eldorado e à Oboré, agência que fornece noticiário para a imprensa sindical. Seu diretor, Sérgio Gomes, forneceu um panorama da atuação das rádios comunitárias e de sua importância, principalmente na região de Cidade Tiradentes, bairro da zona Leste da capital paulista, onde Karina mora.
Reportagem – Para medir o impacto das visitas, Novaes pediu à jovem que escrevesse reportagens sobre suas impressões. Eles discutiam os resultados e ele avaliava a qualidade dos textos.
Após estas atividades, ele sugeriu que ela fizesse o curso de Letras com o objetivo de obter uma base cultural mais estruturada. Ele se comprometeu a ajudá-la a conseguir um estágio em um veículo de comunicação. E sugeriu também que fizesse um concurso no Estado para dar aulas de Português, como forma de aprimorar seus conhecimentos e, ao mesmo tempo, ter uma fonte fixa de renda.
Visão de mundo – Todas estas atividades tiveram um grande efeito sobre Karina e sobre suas perspectivas de vida tanto pessoal quanto profissional. Para ela, antes da participação no projeto anterior da HP, o Garagem Digital, sua meta principal era "arranjar um emprego". Depois de entrar no Mentoring Social, ela começou a transformar esta visão. O Garagem Digital visa introduzir jovens carentes no mundo da informática e também oferece cursos técnicos.
Apesar da necessidade evidente de trabalhar para sobreviver e realizar estes sonhos, Karina foi aconselhada por Luiz a não encarar "qualquer emprego" e sim aproveitar os conhecimentos adquiridos na Garagem Digital. Por isso, ela conseguiu uma posição em uma empresa da área, a Key Systems.
Karina afirma que, durante os onze meses de duração do programa de mentoring, ela adquiriu bem mais que conhecimentos profissionais. Para ela, o aumento da autoconfiança e, principalmente, a certeza de que poderia ter um futuro profissional foram os resultados mais importantes.
"Todo o processo foi positivo porque antes eu não tinha nenhuma expectativa de futuro. Terminei o Ensino Médio em 2001 e só tive experiências negativas, pois não conseguia encontrar emprego e o que encontrei em uma ONG para desenvolver um site era temporário e não pude ficar", lembra.
Agora, ela está animada com a perspectiva de começar o curso de Letras, na Universidade São Marcos. No começo, os pais ficaram preocupados. O pai, que é motorista de ônibus, ficou apreensivo com o pagamento das mensalidades da faculdade, mas agora está mais animado.
"Quero que o curso me dê bagagem cultural. Sei que terei que estudar muito, mas estou entusiasmada e acredito que atingirei meus objetivos", conclui.
Para Luiz Novaes, toda a experiência foi de transformação. Ele acredita que "cada pessoa, dependendo da sua maturidade, pode fazer alguma coisa para o seu próximo". "Esta experiência se expandiu no meio em que vivo. Minha esposa, que é professora de história da arte, também 'adotou' uma jovem e deu a ela aulas de arte. Toda a nossa experiência se irradiou para o nosso meio", finaliza.
Os jovens interessados em participar do projeto devem procurar a Garagem Digital da HP. Ele é desenvolvido no Centro de Profissionalização Padre José Bello dos Santos, na zona Leste da capital paulistana. O telefone é (11) 6731-8138. Mais informações podem ser obtidas no site www.cpa.org.br