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Sigilo absoluto é marca registrada

Por Rachel Melamet   30 de março de 2005
Entre os princípios de atuação do CVV, o sigilo e o anonimato, tanto dos voluntários quanto de quem procura ajuda, é ponto de honra. Os postos não possuem nenhum sistema de gravação ou identificação de chamadas, e quem liga tem a garantia de que não será procurado, a menos que solicite auxílio presencial. Tudo que é dito é confidencial.

Outra característica do programa é ser totalmente desvinculado de religiões ou política. São temas evitados até entre os atendentes, que têm outras coisas com que se preocupar, como a manutenção do posto a que pertencem. Cada posto precisa se virar para obter recursos que permitam o seu funcionamento e batalhar por itens como produtos de higiene e limpeza, café para os plantões e dinheiro para despesas como contas de água, luz, impressos, IPTU e, em alguns casos, aluguel do imóvel. O CVV não tem fonte de renda, depende de doações.

Trabalho duro – Para tornar-se voluntário é preciso ter mais de 18 anos e passar por um longo treinamento. A parte teórica tem duração de duas semanas e a parte prática, com estágio e treinamento, mais nove semanas. O estágio tem carga horária entre 21 e 27 horas, e as aulas práticas somam 12 horas.

Depois disso, o voluntário passa a atuar no posto uma vez por semana, numa jornada de quatro horas. Mas é preciso levar a tarefa a sério, comparecer a reuniões de treinamento e reciclagem. E falta gente abnegada para o trabalho.

"No passado, quando fazíamos um curso, apareciam 100, 150 candidatos. Hoje, quando anunciamos um novo curso, aparecem 30, 35, e às vezes, no fim do curso, restam dois ou três candidatos", relata o voluntário Milton.

Informatização – O grande sonho dos fundadores do CVV é informatizar todos os postos, para facilitar a comunicação e a transmissão de informações, o que é essencial num país de dimensões continentais como o Brasil.

Hoje, apenas quatro postos conseguem o atendimento por e-mail, e ainda não é satisfatório, porque a troca de correspondência não permite a conversa em tempo real. Mas a colocação de um programa de bate-papo ou um sistema de atendimento online no site do CVV dependeria da informatização de todos os postos.

Tels.: 11 3242-4111 (atendimento 24 horas) e 11 3151-4109 (informações e doações). Site: www.cvv.org.br

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