Notícias

Diversão para os pequenos pacientes

Por Paula Cunha   13 de abril de 2005
Foto de Divulgação Projeto Felicidade quer animar os pacientes
Organizar passeios e visitas a museus e parques a crianças e adolescentes de 0 a 18 anos que enfrentam o tratamento contra o câncer. Este é o objetivo do Projeto Felicidade ( www.felicidade.org.br ), que também fornece orientação e aulas de artesanato, marcenaria e informática aos pais.

Para a presidente do Projeto, Flávia Bocherrnitsan, a iniciativa visa a integração das famílias em um momento difícil que é o tratamento contra o câncer. As crianças e jovens assistidos são selecionados pelos 24 hospitais conveniados. O critério utilizado é o de dar oportunidade aos mais necessitados. Todas as atividades são programadas de acordo com o tratamento a que cada uma delas está sendo submetida.

A equipe que recebe as famílias é formada por psicólogos e voluntários treinados. Eles recebem todas as segundas-feiras um grupo de 14 crianças e jovens acompanhados de suas famílias (pais e um irmão ou irmã) e, durante toda a semana, fazem passeios e participam de atividades na instituição.

O projeto é uma iniciativa da Sociedade Israelita Beit Chabad do Brasil, com apoio da Associação Brasileira de Indústrias Hoteleiras e já beneficiou mais de 1,7 mil crianças em três anos.

Campanha – Outras entidades que auxiliam pessoas afetadas pelo câncer aproveitaram o Dia Mundial de Combate ao Câncer para aliar suas tradicionais campanhas de esclarecimento à arrecadação de fundos para o desenvolvimento de suas atividades.

Foi o caso do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer ( www.ibcc.org.br ), que organizou uma palestra de esclarecimento sobre o câncer de mama e promoveu um sorteio de luvas autografadas e doadas pelos goleiros Marcos e Sérgio, do Palmeiras. O diretor administrativo da entidade, José Antonio Passos, ressalta que estes eventos são muito importantes para conscientizar a população. "Nossa missão é divulgar os meios de prevenção e todas as campanhas neste sentido são úteis."

Novo hospital – A Associação de Apoio à Criança com Câncer ( www.aacc.org.br ) comemorou seus 20 anos de existência ontem reforçando as estratégias de atividades para colaborar com as obras já iniciadas de construção do Instituto Pós-Câncer Thiago Cavalcanti Rotta, que deve ser inaugurado em 2006. A diretora-presidente da instituição, Wanir Leão Cavalcanti Rotta, explica que uma campanha para angariar fundos começará a ser veiculada esta semana.

Comentários dos Leitores