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Ações sociais ganham força com parcerias
Por Paula Cunha    29 de junho de 2005
Estimular práticas de responsabilidade social entre empresários de todos os portes do setor de varejo e apresentar experiências bem-sucedidas. Este foi o objetivo do seminário Parceria Varejistas-Fornecedores em Responsabilidade Social, realizado na semana passada em São Paulo.
O evento foi organizado pelo Centro de Excelência em Varejo (GVcev) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Foram discutidos meios de criação, capacitação, reconhecimento e disseminação de práticas de responsabilidade social do setor em todo o país e meios de estimular parcerias entre os fornecedores e os comerciantes.
No início do encontro, o professor Juracy Parente, do GVcev, ressaltou a importância de estimular o trabalho conjunto em projetos de responsabilidade social. Em seguida, os grupos Philips, Pão de Açúcar e Multibrás apresentaram seus projetos sociais e relataram suas experiências, desde a elaboração, e os resultados obtidos.
No caso da Philips, a empresa investiu inicialmente no desenvolvimento pessoal e social de seus funcionários. Segundo a gerente de Responsabilidade Social para a América Latina, Flávia Moraes, as ações sociais se deram "de dentro para fora".
Atualmente, a empresa desenvolve cerca de 200 projetos sociais em todo o mundo e formou 400 auditores para verificar se seus fornecedores adotam cláusulas trabalhistas mínimas e de responsabilidade social.
Alcance de rede – O maior grupo varejista do país, o Pão de Açúcar, utiliza a extensão de seu campo de atuação para ampliar seus projetos sociais. O empreendimento concentra suas ações nos campos de esporte, cultura, educação, social e meio ambiente.
Sonia Manastan, gerente de Marketing Institucional, explicou que o grupo se pauta por um relacionamento ético com fornecedores, oferecendo a seus clientes marcas de boa reputação e estabelece parcerias para projetos especiais para desenvolver as comunidades do entorno de suas lojas.
Com a indústria, Sonia cita uma parceria bem-sucedida com a Bombril. A ação Compre Bem é voltada para estimular a prática de esportes para meninos. A parceria oferece, em São Paulo, 280 vagas e promove torneios e cursos na escola de varejo.
Consulado – Já a Multibrás, que engloba as fabricantes de eletrodomésticos Brastemp e Consul, implantou um sistema de transparência na comunicação com seus funcionários e criou um programa batizado Consulado da Mulher, com ações voltadas para a disseminação de informações sobre saúde e com cursos de qualificação profissional e ações de geração de trabalho e renda.
No final do evento, Parente ressaltou o caráter elástico do conceito de responsabilidade social e que a postura do GVcev é estimular o processo de aprendizagem que começa com ações pontuais e muitas contradições e evolui para o ponto em que as empresas aperfeiçoam sua participação na sociedade.
O evento foi organizado pelo Centro de Excelência em Varejo (GVcev) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Foram discutidos meios de criação, capacitação, reconhecimento e disseminação de práticas de responsabilidade social do setor em todo o país e meios de estimular parcerias entre os fornecedores e os comerciantes.
No início do encontro, o professor Juracy Parente, do GVcev, ressaltou a importância de estimular o trabalho conjunto em projetos de responsabilidade social. Em seguida, os grupos Philips, Pão de Açúcar e Multibrás apresentaram seus projetos sociais e relataram suas experiências, desde a elaboração, e os resultados obtidos.
No caso da Philips, a empresa investiu inicialmente no desenvolvimento pessoal e social de seus funcionários. Segundo a gerente de Responsabilidade Social para a América Latina, Flávia Moraes, as ações sociais se deram "de dentro para fora".
Atualmente, a empresa desenvolve cerca de 200 projetos sociais em todo o mundo e formou 400 auditores para verificar se seus fornecedores adotam cláusulas trabalhistas mínimas e de responsabilidade social.
Alcance de rede – O maior grupo varejista do país, o Pão de Açúcar, utiliza a extensão de seu campo de atuação para ampliar seus projetos sociais. O empreendimento concentra suas ações nos campos de esporte, cultura, educação, social e meio ambiente.
Sonia Manastan, gerente de Marketing Institucional, explicou que o grupo se pauta por um relacionamento ético com fornecedores, oferecendo a seus clientes marcas de boa reputação e estabelece parcerias para projetos especiais para desenvolver as comunidades do entorno de suas lojas.
Com a indústria, Sonia cita uma parceria bem-sucedida com a Bombril. A ação Compre Bem é voltada para estimular a prática de esportes para meninos. A parceria oferece, em São Paulo, 280 vagas e promove torneios e cursos na escola de varejo.
Consulado – Já a Multibrás, que engloba as fabricantes de eletrodomésticos Brastemp e Consul, implantou um sistema de transparência na comunicação com seus funcionários e criou um programa batizado Consulado da Mulher, com ações voltadas para a disseminação de informações sobre saúde e com cursos de qualificação profissional e ações de geração de trabalho e renda.
No final do evento, Parente ressaltou o caráter elástico do conceito de responsabilidade social e que a postura do GVcev é estimular o processo de aprendizagem que começa com ações pontuais e muitas contradições e evolui para o ponto em que as empresas aperfeiçoam sua participação na sociedade.