Notícias

Mutirão contra a catarata

Por Paula Cunha   10 de agosto de 2005
Até o dia 12 deste mês estão abertas as inscrições para pessoas carentes, com mais de 50 anos de idade, que necessitem cirurgias gratuitas para eliminar catarata e exames para detectar doenças como glaucoma, retinopatia diabética, oclusões arteriais e venosas e degenerações diversas, entre outras.

A iniciativa é do Centro Comercial Leste Aricanduva, localizado na zona Leste da capital paulista. A expectativa dos organizadores neste ano é de receber até 22 mil inscrições. Deste total, cerca de cinco mil pacientes com idade acima de 50 anos serão selecionados. No ano passado, 736 pessoas passaram pela cirurgia. Em 2005, a meta é realizar aproximadamente mil procedimentos cirúrgicos. Se a expectativa se concretizar, haverá um crescimento de 35,8% no total de cirurgias. Os organizadores consideram que se este resultado for alcançado, a iniciativa terá um resultado amplamente positivo.

Atividades e inscrições – Enquanto as consultas e as cirurgias estiverem ocorrendo, os organizadores da iniciativa e o shopping realizarão diversas atividades relacionadas tanto com a saúde dos olhos quanto em relação à saúde em geral. Serão palestras, workshops e cursos rápidos.

Cerca de 200 médicos e 700 voluntários da área de saúde realizarão tanto os procedimentos cirúrgicos quanto as palestras e os exames pré-operatórios.

As cirurgias serão realizadas no Centro Comercial Leste Aricanduva, junto ao estacionamento do Shopping Interlar, localizado na avenida Aricanduva, 5.555. O Centro engloba o Shopping Leste Aricanduva, Interlar Aricanduva e o Auto Shopping São Paulo.

As inscrições podem ser feitas no Shopping Leste Aricanduva, no mesmo endereço, na loja 46 (Optclinic), no Espaço Cultural Gilson Barreto (avenida Mateo Bei, 2.618 – São Mateus) e no Consehab, localizado na rua Airi, 114 no bairro do Tatuapé.

Os profissionais da área envolvidos na campanha explicam que uma cirurgia de catarata custa em média R$ 3 mil e o tempo de espera em hospitais públicos é de aproximadamente dois anos. Os organizadores acrescentam que a iniciativa tem o apoio de dirigentes da sociedade civil, empresários locais e diversos voluntários.

Os interessados poderão obter mais informações através dos telefones (11) 3444-2000, (11) 6115-2486 e (11) 6197-6995.

Comentários dos Leitores