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Embarque imediato no mundo pontocom
Por Paula Cunha   31 de agosto de 2005
Quem conhece ou já ouviu falar na Organização Não Governamental Meninos do Morumbi pensa logo nas atividades musicais e nas apresentações que o grupo faz tanto no Brasil quanto no exterior. Agora, eles estão expandindo sua área de acompanhamento pedagógico e de cursos para jovens ao anunciar uma parceria com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net).
Eles estão oferecendo aos adolescentes um curso profissionalizante voltado exclusivamente para a internet e o comércio eletrônico, com conteúdos apropriados para a construção de páginas e hospeda-gem e atualização de sites, com estágios remunerados oferecidos por empresas pontocom. Já existem 20 vagas garantidas para os adolescentes com melhor desempenho.
Batizado Projeto E-duca, o plano visa encaminhar os jovens que estão se aproximando dos 18 anos e que precisam começar a trabalhar e ajudar suas famílias. Para atingir este objetivo, eles precisam qualificação e é isso que a ONG pretende com esta nova iniciativa.
O coordenador da área de tecnologia do Meninos do Morumbi, Antonio Balochini, explica que o curso começou em julho, tem duração de três meses e já tem 60 alunos nos períodos da manhã e da tarde. "Nosso objetivo é capacitar os jovens tanto técnica quanto emocionalmente para que eles trabalhem em empresas pontocom", acrescenta.
As empresas envolvidas são as que participam do LiquidaWeb, como Americanas, Extra, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Magazine Luiza, Marisa, Shoptime, Siciliano, SomLivre, Submarino e TokStock.
Destas, o Submarino e a Saraiva já se comprometeram a reservar vagas para os jovens com melhor desempenho no curso. Eles terão estágios remunerados, com garantia de permanência por seis meses, nestas e em outras empresas associadas à Camara-e.net. Serão investidos R$ 200 mil no projeto.
"Esta é uma oportunidade para que os jovens sejam inseridos, com chances de estágio e de uma profissão na área", diz Flávio Pimenta, diretor presidente da ONG. Seu objetivo é que o projeto tenha continuidade e se multiplique.
Para Gastão Matos, coordenador do LiquidaWeb e consultor da Camara-e.net, a expectativa é de ampliação do projeto. "Estamos buscando adesão de mais empresas e esperamos que os jovens escolhidos para os estágios sejam posteriormente contratados."
O presidente do Submarino, Flávio Jansen, reforça esta perspectiva positiva. Ele explica que o site de compras identificou o perfil dos jovens e criou vagas na área de web design e de tecnologia de suporte. Após a seleção, no final do curso, em setembro, os jovens passarão pelo período de estágio remunerado de três meses e a idéia é aproveitá-los em janeiro, época em que a empresa admite funcionários temporários.
"Acredito que o projeto deve se perpetuar. A ONG Meninos do Brasil já tem prática em desenvolver este tipo de projeto", afirma Jansen.
Eles estão oferecendo aos adolescentes um curso profissionalizante voltado exclusivamente para a internet e o comércio eletrônico, com conteúdos apropriados para a construção de páginas e hospeda-gem e atualização de sites, com estágios remunerados oferecidos por empresas pontocom. Já existem 20 vagas garantidas para os adolescentes com melhor desempenho.
Batizado Projeto E-duca, o plano visa encaminhar os jovens que estão se aproximando dos 18 anos e que precisam começar a trabalhar e ajudar suas famílias. Para atingir este objetivo, eles precisam qualificação e é isso que a ONG pretende com esta nova iniciativa.
O coordenador da área de tecnologia do Meninos do Morumbi, Antonio Balochini, explica que o curso começou em julho, tem duração de três meses e já tem 60 alunos nos períodos da manhã e da tarde. "Nosso objetivo é capacitar os jovens tanto técnica quanto emocionalmente para que eles trabalhem em empresas pontocom", acrescenta.
As empresas envolvidas são as que participam do LiquidaWeb, como Americanas, Extra, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Magazine Luiza, Marisa, Shoptime, Siciliano, SomLivre, Submarino e TokStock.
Destas, o Submarino e a Saraiva já se comprometeram a reservar vagas para os jovens com melhor desempenho no curso. Eles terão estágios remunerados, com garantia de permanência por seis meses, nestas e em outras empresas associadas à Camara-e.net. Serão investidos R$ 200 mil no projeto.
"Esta é uma oportunidade para que os jovens sejam inseridos, com chances de estágio e de uma profissão na área", diz Flávio Pimenta, diretor presidente da ONG. Seu objetivo é que o projeto tenha continuidade e se multiplique.
Para Gastão Matos, coordenador do LiquidaWeb e consultor da Camara-e.net, a expectativa é de ampliação do projeto. "Estamos buscando adesão de mais empresas e esperamos que os jovens escolhidos para os estágios sejam posteriormente contratados."
O presidente do Submarino, Flávio Jansen, reforça esta perspectiva positiva. Ele explica que o site de compras identificou o perfil dos jovens e criou vagas na área de web design e de tecnologia de suporte. Após a seleção, no final do curso, em setembro, os jovens passarão pelo período de estágio remunerado de três meses e a idéia é aproveitá-los em janeiro, época em que a empresa admite funcionários temporários.
"Acredito que o projeto deve se perpetuar. A ONG Meninos do Brasil já tem prática em desenvolver este tipo de projeto", afirma Jansen.