Notícias

Evento discute papel das empresas nas mudanças sociais

Por Paula Cunha    19 de outubro de 2005
Com o objetivo de divulgar iniciativas empresariais de responsabilidade social e fazer com que este setor se alinhe junto à sociedade, foi realizada, no início de outubro, a 3ª Conferência Internacional BAWB Brasil, em Curitiba, Paraná. Empresas de todos os portes e Organizações Não Governamentais (ONGs) apresentaram projetos e parcerias que estão alterando a realidade social de diversas regiões do país.

Para ressaltar esta meta de integração, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo Costa da Rocha Loures, afirmou na abertura do evento que "um indivíduo sozinho cria valor, mas quando está em um grupo esta sinergia é maior". A diretora mundial da BAWB (Business as an Agent of World Benefit - Negócios como Agentes para um Mundo Melhor), Judy Rodgers, também enfatizou a necessidade de se aproveitar esta fase de expansão das iniciativas de empresas e entidades no campo social para transformá-la em uma "época de mudanças fundamentais. Estas transformações podem ser uma força para erradicar a pobreza, restaurar a biosfera e criar o entendimento e a paz no mundo".

Investigação – Para identificar e apresentar os cerca de 50 casos de iniciativas bem-sucedidas de empresas e ONGs, a BAWB utilizou a metodologia denominada Investigação Apreciativa, que consiste na busca de soluções inovadoras oferecidas pelas próprias comunidades envolvidas com as empresas que atuam no setor social.

A partir deste conceito, o evento selecionou diversas experiências para difundi-las e torná-las viáveis em diversas comunidades em todo o país. A troca de experiências entre os participantes também foi estimulada durante os dois dias do encontro através de debates e discussões sobre os métodos mais apropriados para a sua disseminação.

"O maior ativo de qualquer negócio são as pessoas. O melhor negócio é aquele nos quais as pessoas se expressam e colaboram para melhorar o meio em que vivem e atuam", concluiu o presidente da Fiep no encerramento do encontro.

Comentários dos Leitores