Notícias

Dia do Professor

Por    21 de outubro de 2005
Dia 15 de outubro foi o "Dia do Professor".
A Rebraf é uma das entidades mais preparadas para reconhecer o papel e o valor dos professores e professoras. Ela é composta por inúmeras instituições voltadas para o ensino.
Conhecemos, portanto, na prática, no dia a dia, o trabalho inteligente e devotado desses homens e mulheres dedicados à formação intelectual e moral da infância e juventude brasileiras.
Alguém poderia imaginar o que seria do processo ensino-aprendizado sem a atuação de um mestre? Este profissional - não seria errado dizer "este sacerdócio" -, pela abnegação, pelo respeito às diferenças, pelo incentivo à responsabilidade, pela transmissão dos valores cívicos etc. torna-se entre nós um verdadeiro agente da inclusão.
Mais do que isso: como a formação hoje é tarefa permanente, ninguém podendo julgar-se totalmente "formado", a atividade dos professores e professoras deixou de ser limitado apenas a uma faixa etária. Alargaram-se os seus horizontes, de tal modo que a tarefa dos nossos mestres não tem um término exata e previamente definido.
Enfim, as novas metodologias pedagógicas trouxeram-nos a convicção de que não existem mais os que "só ensinam" e os que "só aprendem". Os mestres aprendem tanto quanto os discípulos. Todos somos alunos e todos somos professores. É assim que nos sentimos na Rebraf. Cada entidade, cada membro das entidades tem o que ensinar; cada um de nós tem sempre o que aprender. É da natureza de nossa instituição aprender sobretudo a compartilhar, jamais competir.
Saudar os professores e professoras é mais que justo, é imperioso, e por isso o fazemos com enorme respeito e grande amizade.

Comentários dos Leitores