Notícias

Garoto de 12 anos estimula voluntariado

Por Wladimir Miranda    26 de outubro de 2005
Juca Brasileiro, um menino de 12 anos, é o personagem escolhido pelo Banco DaimlerChrysler, instituição financeira da Mercedes-Benz no Brasil, para incentivar a responsabilidade social entre todos os seus parceiros –clientes, colaboradores e a rede de concessionários da marca.

Na verdade, o nome de Juca é João Carlos e ele é o protagonista do livro "O Voluntário - Fazendo Acontecer", da escritora Patrícia Secco, com belas ilustrações de Edu Angel Secco. De fácil leitura, "O Voluntário" dá diversas dicas para quem deseja começar a praticar ações sociais em sua comunidade.

Sentado no banco de uma praça, Juca Brasileiro fala –enquanto espera a chegada do primo Guto Alegria–, dos prazeres que o trabalho voluntário lhe proporciona. Guto tem 18 anos, é campeão de surf e jogador de vôlei e todas as manhãs de sábado se transforma no Dr. Papa Livros, um médico de cabelos compridos e nariz de palhaço "que conhece mais de mil histórias divertidas".

Vestido de palhaço, o Papa Livros, que é chamado assim porque já "papou" muitos e muitos livros, vai a centros de pediatria de hospitais, onde conta histórias animadas, alegrando as crianças doentes.

"A responsabilidade social é parte fundamental da nossa estratégia e está inserida entre nossos valores corporativos. Desenvolvemos projetos para beneficiar entidades assistenciais, além de oferecer apoio financeiro. O livro vem para reforçar este trabalho e mostrar que é simples e faz bem ajudar", afirma Michael Kempa, presidente do Banco DaimlerChrysler.

A empresa apóia diversas iniciativas no Terceiro Setor, entre elas, forma grupos de voluntários entre seus funcionários, promove a inclusão digital de adolescentes carentes e emprega menores aprendizes.

Confira a seguir as sete dicas que o livro traz para quem quer se tornar voluntário:

1) Qualquer um pode ser voluntário: pessoas jovens ou idosas, ricas ou pobres, de diferentes níveis educacionais e religiões. O importante é que sempre estejam dispostas a doar seu tempo para atividades voluntárias.

2) Olhe à sua volta e procure lugares onde você possa ajudar.

3) Você deve escolher alguma coisa que lhe dê prazer. Cada um deve ser voluntário a seu modo e com o que sabe fazer.

4) O trabalho voluntário é uma troca. Muitos vão se beneficiar com a sua ajuda, mesmo que ela seja pequena, e você também aprenderá bastante.

5) Acredite: o mundo inteiro está envolvido nesta causa.

6) Voluntariado é um processo em que a a comunidade cuida da própria comunidade, para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

7) Você pode atuar de inúmeras maneiras; portanto, seja criativo e invente uma nova forma de ajudar.

Comentários dos Leitores