Notícias

Retrospectiva 2005

Por    5 de dezembro de 2005
A Rebraf está para concluir o seu 7º ano de atividades! Parece pouco tempo, mas façamos uma brevíssima retrospectiva de nossa caminhada.
Conforme ainda está na retina de todos nós, a Rebraf teve a sua origem em 1998. Nasceu da necessidade de lutar pela sobrevivência das entidades assistenciais e filantrópicas brasileiras. Surgiu, portanto, de uma urgência, para que não fossem inviabilizados os incontáveis trabalhos mantidos pelas inúmeras entidades semeadas pelo Brasil afora. Premidas pela investida com que a União queria eliminar as isenções fiscais asseguradas pela Constituição Federal, as entidades começaram a se reunir para se defender e salvaguardar os seus direitos. Esse foi o ponto de partida de nossa entidade.


2005 ... Mais um ano de muito trabalho .

- TENDO O NOSSO PORTAL COMO PRINCIPAL INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO:

Rede de entidades
Obtido o recuo do poder público, as entidades aproveitaram a mobilização e continuaram a se conhecer, tomando a decisão de se constituir em rede para dar novo vigor às iniciativas do terceiro setor em nosso país. Daí a necessidade de um veículo de comunicação

Portal
O nosso principal instrumento de comunicação entre as afiliadas e as demais instituições é o portal na internet www.terceirosetor.org.br Atualmente ele tem tido uma média diária de 8.000 (oito mil) visitas. Não nos esqueçamos que nosso portal hospeda vários sítios eletrônicos e é também hospedado pelos sítios de muitas entidades.

Afiliadas Hoje a rede conta com 652 afiliadas, algumas delas sendo fundações, federações ou confederações que por sua vez abrigam várias outras entidades.
A propósito, é fácil ser nossa afiliada: sem nenhum custo, basta acessar o nosso portal www.terceirosetor.org.br , linkar "instituições", preencher o questionário e enviar. SUA ENTIDADE SERÁ MAIS UMA A FORTALECER O TERCEIRO SETOR.

- OU FAZENDO PARCERIAS DE GRANDES RESULTADOS SOCIAIS:

"Nenhum de nós, sozinho, é melhor que todos nós juntos."

Rede Social Paulista Sediada em São Paulo e sendo paulista a maior parte das afiliadas, é normal que a Rebraf tenha um grande envolvimento com a realidade deste principal estado da federação. Nos dois últimos anos a Rebraf foi chamada a colaborar com a constituição de uma nova rede, a Rede Social Paulista, que congrega as 50 principais fundações privadas do estado e se propõe a ajudar o poder público na solução de alguns dos principais problemas sociais, especialmente junto às crianças e jovens.

Apoio das Universidades Esse programa foi mantido, com sucesso, até o fim do primeiro semestre de 2005 com entidades de ensino superior: PUC-SP, Mackenzie, FAAP e Oswaldo Cruz. Da parte das escolas, o objetivo era duplo: ajudar as entidades do terceiro setor na busca de instrumental de informática para o seu dia-a-dia; propiciar aos estudantes um conhecimento das entidades do terceiro setor. Esse desejo casou-se perfeitamente com as necessidades das nossas entidades e a Rebraf efetivamente pode dar às faculdades a assessoria almejada para a concretização de projetos de responsabilidade social.
Situadas na capital paulista, as faculdades só podem trabalhar com entidades vizinhas. Todas as entidades que se dispuseram a acolher os alunos foram objeto de reportagens em nosso portal e algumas puderam ter sítios eletrônicos elaborados pelos estudantes, sob supervisão dos professores.
Sob outras modalidades, especialmente para assessoria em responsabilidade social e para o Mapa do Terceiro Setor, permanecem ininterruptas nossas relações com a Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.

Responsabilidade Social no Varejo
Pelo terceiro ano consecutivo a Rebraf é parceira do Centro de Excelência em Varejo da FGV-SP na análise para seleção e premiação em Responsabilidade Social de centenas de programas da imensa rede de varejo por todo o Brasil. Para isso constituímos grupos de trabalho que fazem estudos pormenorizados antes da seleção final, o que nos permite acumular valioso capital social, evoluindo apra o recém lançado "Indicadores de Responsabilidade Social nas Empresas Varejistas".

Grupo Jurídico
Neste ano o Grupo Jurídico da Rebraf teve intensa atuação:
1º) para reformar nossos estatutos para se adequar às exigências do Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS e da Lei Orgânica de Assistência Social - LOAS;
2º) elaboração e acompanhamento do processo de reconhecimento da Rebraf como entidade de utilidade pública nas esferas municipal, estadual e federal.


"Grupo de Amigos"
A Rebraf foi procurada no primeiro semestre pelo IBC - Instituto Brasileiro de Cultura, através de seu Diretor Dr. Félix Ruiz Alonso, propondo uma parceria para ações em defesa da vida. Foram feitos vários contatos, ampliou-se consideravelmente o número de entidades-parceiras (que provisoriamente se denominam "Grupo de Amigos"), criamos um calendário de estudos e publicações em defesa da vida e, concretamente, nossa primeira ação foi um posicionamento junto ao Congresso Nacional, através da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, contra a despenalização da interrupção voluntária da gravidez.
Entidades parceiras: Instituto Jacques Maritain, Fundação Fides, Universidade Federal Paulista-Instituto de Biofísica, Instituto de Economia Gastão Vidigal-ACSP, Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas do Estado de São Paulo, Instituto Brasileiro de Cultura, Academia Cristã de Letras e vários profissionais como Alceu Amoroso Lima Filho, Jan Wiegerinck, Hélio Rubens Batista Ribeiro, Ewaldo Dantas.


Movimento Degrau
Desde 2001 a Rebraf é parceira da Fundação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo - FACESP e da Associação Comercial de São Paulo -ACSP no primeiro projeto social do Movimento Degrau - Desenvolvimento e Geração de Redes, conhecido como "Programa Convivência e Aprendizado no Trabalho", voltado para o encaminhamento de adolescentes e jovens entre 14 e 18 anos para o mundo dos valores do trabalho. Terminamos o ano com mais de 120 mil aprendizes registrados, num programa que - sem ajuda econômica governamental - está sendo considerado o de maior distribuição de rendas no Brasil. No estado de São Paulo o Movimento Degrau já conta com o apoio de 85 conselhos municipais formados e dezenas de outros em formação.

DIVULGAÇÃO


A Rebraf não conta com serviços profissionais de divulgação. Além do nosso portal e da rede de comunicação de nossas afiliadas e parceiros, é sobretudo pelos contatos da Diretoria ou seus representantes (visitas, palestras, artigos em jornais e revistas, participação em congressos, entrevistas, debates etc.) que fazemos a divulgação de nossas atividades.

Comentários dos Leitores