Notícias

Prioridade do projeto é tirar crianças das ruas

Por Clarice Chiquetto   4 de janeiro de 2006
Criado pela OIT e implantado em cinco estados por meio de parcerias com ONGs, o projeto Cata-Vento é hoje uma das principais armas de combate ao trabalho infantil do país. Foi lançado em agosto de 2004 e abrange São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Rio Grande do Sul e Maranhão.

Seu foco principal é combater as piores formas de trabalho infantil, definidas pela Convenção 182 da OIT como exploração sexual, trabalho escravo, atividades ilícitas e todas aquelas que podem prejudicar a saúde, a segurança ou a moral.

Em cada estado, o Cata-Vento trabalha em cinco municípios. Além de visar a erradicação do trabalho, o projeto tem o objetivo de prevenir que novas crianças comecem a trabalhar. Para isso, além de dar assistência aos menores, os coordenadores do Cata-Vento atendem as famílias e se esforçam para que seus direitos funcionem no município.

"Fazemos isso por meio de uma rede integrada que envolve empresas, trabalhadores, sociedade civil e poder público", afirma Edmilson Selarin Junior, coordenador do Cata-Vento na Fundação Orsa, que cuida do projeto em São Paulo, em parceria com o Fórum Paulista de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.

Comentários dos Leitores